Demhab cria força-tarefa para agilizar encaminhamentos de famílias habilitadas no Compra Assistida
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), iniciou uma ação de busca ativa com famílias atingidas pela enchente e que foram habilitadas a receber uma nova moradia através do programa Compra Assistida do governo federal. Para agilizar os encaminhamentos e reiterar às famílias o acesso ao benefício, uma equipe de contratados do Escritório de Reconstrução iniciou uma escala de ligações para os beneficiados, que já resultou em 1.136 atendimentos desde 18 de novembro.
O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ressalta que o município, ao iniciar essa ação, se importa com o direito à moradia das famílias atingidas pela enchente. “A ideia da busca ativa surgiu porque percebemos que muitas famílias já habilitadas no Compra Assistida não tinham sequer realizado um movimento de procurar à Caixa Econômica Federal.”
As equipes que estão participando da força-tarefa das ligações realizaram um treinamento junto à Caixa para darem todo o suporte e esclarecimento de dúvidas a respeito do programa habitacional. Os trabalhos ocorrem das 9h às 17h.
Compra Assistida - O papel da prefeitura no programa do governo federal é organizar os cadastros das pessoas que são dependentes de programas governamentais e tiveram suas residências destruídas pela enchente de maio. A partir do envio da identificação dos imóveis e moradores para o Ministério das Cidades, cabe à Secretaria Nacional de Habitação a análise e aprovação - ou eventual necessidade de correção - dos cadastros. A última etapa é a escolha do imóvel a ser comprado pela Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 200 mil em nome do morador beneficiado.
Andrea Brasil