Dmae leva educação ambiental para a Feira do Livro

02/11/2022 08:26

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inaugura a sua participação na 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre nesta quinta-feira, 3, com a exposição do Painel Sensorial da Qualidade da Água. As ações do Departamento ocorrem no estande da prefeitura e também estão agendadas para os dias 5 e 14 de novembro. 

Cristiano Vieira/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Durante agenda no evento, Dmae lança campanha de cuidados com a água e o lixo

Na exposição do Painel Sensorial de Qualidade da Água, a equipe do Departamento apresenta o trabalho de análise, que ocorre semanalmente, da qualidade da água de Porto Alegre. Nos dias 5 e 14, a equipe de Educação Ambiental do Dmae também estará presente na feira para conversar e orientar os visitantes sobre os cuidados com a água e o esgoto.

Campanha - Na participação agendada para o sábado, 5, o Dmae lança a campanha “Eu cuido do lixo, eu cuido da água” inserida na iniciativa A gente vive. A gente cuida. da prefeitura. A proposta é colocar caixas em acrílico transparente em espaços com grande circulação de pessoas contendo o lixo que é encontrado nas redes de esgoto e arroios da Capital. “O objetivo da é conscientizar a população a fazer o descarte correto do lixo e mostrar a todos aquilo que o nosso trabalho retira dos bueiros, arroios e redes de esgoto” afirma o diretor-geral do Dmae Alexandre Garcia.

Através do serviço de dragagem, neste ano, o Departamento já retirou cerca de 127 mil metros cúbicos de resíduos de arroios e valas em Porto Alegre. Das chamadas “bocas de lobo”, já foram retirados aproximadamente 26,7 mil metros cúbicos de lixo que acabam bloqueando o caminho da água da chuva e causam alagamentos e transtornos na cidade.

Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais:

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

 

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes