Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

29/10/2022 17:54
Cesar Lopes / PMPA
68¬ļ FEIRA DO LIVRO
Desafios di√°rios dos atletas e profissionais do esporte e lazer estiveram na pauta do evento

O paradesporto esteve em pauta no segundo dia da Feira do Livro de Porto Alegre. Os desafios diários e as vivências cotidianas de atletas e profissionais do esporte e lazer paradesportivo reuniu, no estande da prefeitura, o coordenador técnico Fábio Azeredo, representando a Associação de Pais, Amigos, e Pessoas com Deficiência, da Fundação do Banco do Brasil (Apavb), e Fernanda Michaelsen, uma das fundadoras e coordenadora Técnica da Esporte +, além de alunos, pais e professores.

Durante sua participa√ß√£o, Fernanda falou dos desafios di√°rios que enfrentou como professora na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria. ‚ÄúCada aluno especial tem sua hist√≥ria e sua maneira de encarar o mundo. Todos tem um potencial para algum tipo de modalidade esportiva e nossa miss√£o √© descobrir, incentivar e potencializar estes alunos para a pr√°tica do esporte, Sou testemunha de in√ļmeras vit√≥rias que eles conquistaram nas mais diferentes competi√ß√Ķes mundo afora‚ÄĚ, ressaltou.

Para F√°bio Azeredo, o importante √© dar oportunidade para que todas pessoas com defici√™ncia possam mostrar seu potencial e estar mais¬† inclu√≠das na nossa sociedade. "Isso faz toda a diferen√ßa na vida de cada um e de suas fam√≠lias‚ÄĚ, observou.

A secret√°ria municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) , D√©bora Garcia, tamb√©m contou um pouco de sua experi√™ncia como professora de dois alunos que tinham S√≠ndrome de Down e um que era autista. ‚ÄúTodos tinham um potencial enorme para praticar as atividades f√≠sicas e de lazer. Sempre estavam dispostos e prontos para interagir‚ÄĚ.

A mediadora da roda de conversas, coordenadora do Paradesporto da SMELJ, Liza Cenci, disse que o¬† paradesporto √© uma enorme¬† ferramenta da inclus√£o. ‚ÄĚAs escolas devem ter um planejamento especial e permanente para as pessoas com defici√™ncia. Temos diversos exemplos do sucesso de programas bem elaborados que deram ao Brasil, e ao mundo, dezenas de campe√Ķes paral√≠mpicos‚ÄĚ.

O encontro teve a participação especial do Kauã Schuquel Boff, de 12 anos, e grande medalhista em diversas modalidades de natação e, também, da atleta paralímpica da Apabb, Andreia Ferreira. Saiba mais, neste link, sobre a programação completa do estande na feira.

DMLU faz ação de educação ambiental na Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5milh√£o de pessoas na Pra√ßa da Alf√Ęndega