Previsão de pautas: quinta-feira, 8 de julho

08/07/2021 08:34

COVID-19 - A partir desta quinta-feira, 8, todas as pessoas com 38 anos ou mais podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre. A aplicação será realizada em 20 unidades de saúde, das 8h às 17h, e três drive-thrus, das 9h às 17h: Big Barra Shopping Sul, PUCRS e drive híbrido do Shopping Bourbon Wallig, esse último com acesso de carro ou a pé. Na sexta-feira, 9, a faixa etária para vacinação passa para pessoas com 37 anos. A imunização segue para os públicos já contemplados anteriormente na campanha. Segue disponível a segunda dose para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses aprazadas: seguindo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de 12 semanas. Saiba mais.

TESTES COVID - Cinco unidades de saúde de Porto Alegre começaram a disponibilizar testes rápidos antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes com sintomas gripais. Este teste é realizado com amostras de coleta nasal e deve ser realizado, de preferência, entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. Os testes são ofertados, inicialmente, nas unidades Campo da Tuca, Diretor Pestana, Lami, Ramos e Tristeza. O paciente que tiver diagnóstico negativo no teste de antígeno e persistir com sintomas será encaminhado para a realização de um novo exame, do tipo RT-PCR, para confirmação. Saiba mais.

PETRÓLEO REAL - A Operação Petróleo Real irá testar, nesta quinta-feira, 8, a qualidade do combustível e a confiabilidade das bombas nos postos em Porto Alegre, além da transparência das precificações nas promoções. A saída do grupo envolvido com a ação será às 9h, na Travessa do Carmo 84, bairro Cidade Baixa. O Procon de Porto Alegre é um dos únicos do Brasil que está treinado e qualificado para fiscalizar os postos de combustíveis, o que o torna uma referência. A operação do Ministério da Justiça, pela Secretaria de Operação Integradas e da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, envolve Procon de Porto Alegre, Guarda Municipal, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Inmetro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.

ÁGUA 1  - Nesta quinta-feira, 8, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza uma série de intervenções que possuem longa duração. A partir das 8h, o abastecimento será interrompido para os 25 bairros listados e a previsão de retorno será na madrugada de sexta-feira ou após esse prazo nas partes elevadas da rede. Seguem os bairros: Agronomia, Azenha, Belém Velho, Bom Jesus, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Ceitec, Cel. Aparício Borges, Cristal, Glória, Ipanema, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Medianeira, Nonoai, Partenon, Restinga, Santa Tereza, Santo Antônio, Teresópolis, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila São José.

AGUA 2 - Os serviços programados do Dmae nesta quinta contemplam o entroncamento da adutora de 800 milímetros de diâmetro na entrada para o novo reservatório de água da Vila dos Sargentos; corte de rede e interligação de registro na avenida Joracy Camargo esquina da rua Dr. Leônidas Soares Machado e esquina da Araci de Azevedo José - vinculado à obra de substituição de redes de água na rua Gibran Khalil Gibran; conserto na adutora de sucção de 400 milímetros, que liga a Estação de Bombeamento Catumbi e o Reservatório Orfanatrófio; pela setorização do subsistema Cascatinha-Catumbi: interligações de redes em dois pontos da Estrada Cristiano Kraemer (esquinas da Trav. Oswaldo de Deus e Silva e da rua 5.062), além da instalação de registros no Beco do Paladino e na rua Romeu Samarani Ferreira esquina do Beco Dois (Loteamento Três Figueiras do Sul); e interligação de rede nova para um empreendimento na avenida Icaraí, 1.879.

GRIPE - A vacinação contra gripe está disponível para a população em geral nos 120 pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o fim do estoque de doses. O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra. A ampliação foi definida pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela vacina nos grupos prioritários durante a campanha nacional, que tinha término previsto para esta sexta-feira, 9. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.

MINHA CASA MINHA VIDA - O atendimento pelo WhatsApp do setor do Minha Casa Minha Vida do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) tem um novo número: (51) 3289-7291.  A ferramenta é utilizada para promover mais facilidade no atendimento e esclarecimento de dúvidas. Por este canal os cidadãos podem consultar status de dossiês e processos abertos, agendar horários para atendimento presencial, encaminhar atualizações de documentos e fazer denúncias sobre ocupação irregular de imóveis. Além do WhatsApp, o setor também atende por ligação para os números 3289.7291 e 3289.7293 ou e-mail mcmv@demhab.prefpoa.com.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

TRÂNSITO - Em razão do avanço das obras do Arroio Areia, a av. Dr. Nilo Peçanha está bloqueada no sentido bairro ao Centro, da av. Teixeira Mendes até a rua Osório Tuyuty de Oliveira Freitas. O fluxo de veículos é desviado para a faixa do sentido Centro ao bairro, que está com sentido duplo - duas faixas circulam em direção ao bairro e uma em direção ao Centro. Agentes monitoram a região para ajustes, se houver necessidade, e para orientação de motoristas. O acesso da av. Nilo Peçanha (sentido BC) para a av. Teixeira Mendes (conversão à esquerda) também foi bloqueado. Os motoristas que desejarem ingressar na av. Teixeira Mendes podem utilizar a seguinte rota alternativa: av. Nilo Peçanha, rua Antônio Carlos Berta, Tulio de Rose, av. João Wallig e av. Teixeira Mendes.

CINEMATECA -  Após 15 meses sem receber o público presencialmente, tendo encerrado suas projeções cinematográficas em março de 2020, a Cinemateca Capitólio retoma a programação da sala de cinema. A partir desta semana, entram em cartaz os longas Disforia, de Lucas Cassales, e Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luiza Azevedo, produções do Rio Grande do Sul que tiveram suas trajetórias impactadas pelo fechamento das salas de cinema em 2020. O momento marca uma primeira fase da tão esperada reabertura da sala de cinema, ainda com apenas uma sessão por dia, de terça a domingo, sempre às 17h. A entrada é R$ 16 e meia-entrada conforme estabelecido por lei. Veja aqui a programação.

SALA DO EMPREENDEDOR - Já está aberto o agendamento para o atendimento presencial da Sala do Empreendedor: basta acessar o site e clicar no link disponível. A Sala do Empreendedor é o setor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) responsável pela emissão dos alvarás que licenciam as atividades econômicas de acordo com sua natureza. O atendimento presencial não é o canal para sanar dúvidas técnicas, as quais devem ser encaminhadas de forma on-line para o e-mail salaempreendedor@portoalegre.rs.gov.br ou pelo número 3289-4545 entre 10h e 16h.

DOAÇÃO DE COBERTORES - Os dois maiores times de futebol do Rio Grande do Sul estarão unidos em uma campanha de solidariedade para a arrecadação de cobertores, um dos itens mais necessários para a rede de proteção social atender às pessoas em situação de alta vulnerabilidade social de Porto Alegre. A campanha da prefeitura  prossegue até o dia 11. Os torcedores colorados podem entregar as doações, das 8h às 18h, em um contêiner localizado na avenida Nestor Ludwig (ao lado do Gigantinho). Já os torcedores gremistas levam suas doações até a Escola de Futebol do Grêmio no Cristal, na avenida Diário de Notícias, 915, das 9h às 17h, de segunda a sábado. No sábado, 10, as doações serão recebidas só até as 12h.

AÇORIANOS DE DANÇA - As inscrições para o Prêmio Açorianos de Dança 2021 estarão abertas até 31 de agosto. Sensível às mudanças na cena da dança, o Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre modificou a estrutura da premiação, reconhecendo a produção local no contexto pandêmico. As inscrições são realizadas através deste formulário. Outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com. O edital abrange a produção do período entre 2 de maio de 2020 a 31 de julho de 2021.

TRENSURB - Equipes da Secretaria Municipal de Saúde atuam na operação de controle sanitário na Estação Mercado da Trensurb, de segunda a sexta-feira, também prestando orientações aos usuários do serviço. Também participam professores de cursos da área da saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e acadêmicos da instituição. A intenção é abordar pessoas com temperatura acima de 37,5ºC ou que apresentem sintomas compatíveis com a Covid-19. Com esses critérios, as pessoas serão convidadas a passar pela testagem.

IMÓVEIS - Dentro da estratégia de modernizar a gestão do patrimônio do município, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Administração e Patrimônio, abre licitação para alienação de imóveis inservíveis, já autorizada pela Câmara de Vereadores. Serão cinco locais, todos desocupados e sem serventia para a administração municipal, comprovada pelas equipes de avaliação técnica. O processo licitatório será na modalidade concorrência, do tipo maior oferta, e tem a sessão pública marcada para 3 de agosto, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos, localizada na avenida Siqueira campos, n°1300, 3° andar, sala 301, Centro Histórico. O edital que regulamenta a licitação está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre.

TRECHO 3 DA ORLA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, publicou, no Diário Oficial de Porto Alegre, edital da licitação para seleção dos permissionários que ocuparão os três estabelecimentos comerciais do Trecho 3 do Parque Urbano da Orla do Guaíba. O processo será na modalidade pregão eletrônico, do tipo maior outorga inicial, e terá sessão pública no dia 20 de julho, 10h, no site do portal de Compras Públicas

BENS MÓVEIS - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Administração e Patrimônio, abre pregão que seleciona empresa para realização de inventário patrimonial de bens móveis. A contratação ocorre com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e contrapartida do município. A sessão pública será no dia 14 de julho, às 10h, no endereço eletrônico www.portaldecompraspublicas.com.br. O processo seletivo é da modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço, e tem valor estimado em R$ 1.250.000.

AÇORIANOS DE ARTES PLÁSTICAS - Está aberto o edital para as inscrições do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas 2020. Pelo segundo ano, a premiação terá readequações nas categorias e nas regras motivadas pelas restrições no universo do mercado cultural por causa da pandemia, como a ausência de apresentações e eventos de arte. A premiação contemplará também as ações realizadas de forma virtual, e os trabalhos poderão ser inscritos até o dia 12 de agosto. O 14º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas contemplará as seguintes categorias: Artista, Curadoria, Exposição, Ações de Difusão e Inovação, Publicações, Acervos, Ações de Educação, Instituições e Prêmios do Júri.Confira o edital neste link.

EXPOSIÇÃO - A exposição A Arte Pode Ser Eu? pode ser visitada no Paço dos Açorianos até 20 de agosto, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h. A mostra exibe o conjunto de obras doadas pelo advogado, executivo, gestor e colecionador Luiz Inácio de Medeiros para a Pinacoteca Aldo Locatelli. Destaca-se a variedade de estilos do conjunto que, entre 2015 e 2020, o colecionador repassou para o acervo da Prefeitura de Porto Alegre. São reúne nove gravuras, três desenhos, duas pinturas, duas esculturas e uma tapeçaria – esta última com grandes dimensões. O agendamento de grupos com até cinco pessoas é pelo e-mail no acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3289-3735. Sem agendamento, será respeitada a capacidade de cinco pessoas, por horário.

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre promove a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

CARRIS - A Companhia Carris também aderiu ao POA que Doa - Campanha do Agasalho e Alimento 2021 - disponibilizando a seus passageiros caixas de coleta no interior de todos os ônibus da empresa, para receber doações de roupas, calçados e alimentos não perecíveis. A iniciativa é da prefeitura, realizada através do Gabinete da Primeira-Dama. Além dos coletivos, a própria sede da Carris também é ponto de arrecadação de doações, disponível para moradores do bairro e região. O acesso deve ser feito pela recepção de visitantes (rua Albion, 385, bairro Partenon).

CESTAS DA CULTURA - A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre abriu formulário para cadastramento exclusivo dos trabalhadores da cadeia econômica da cultura, residentes em Porto Alegre, que se encontram em insegurança alimentar, para receberem cestas básicas. O cadastramento estará vigente enquanto houver estoque para doação, sendo destinada uma cesta básica por CPF. Para se inscrever no programa de cestas básicas da SMC clique aqui. As datas de retirada das cestas, local e  horários serão informados após a aprovação do cadastro. Dúvidas e esclarecimentos neste e-mail: cestasbasicas.smcpoa@gmail.com.

TESOURINHA - O ginásio Tesourinha oferece uma série de atividades esportivas e fisioterapia para atletas. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, no próprio local. Os interessados precisam apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Para quem optar por musculação, é obrigatório levar atestado médico no ato da inscrição. As atividades são abertas à população de Porto Alegre. São disponibilizadas, entre outras modalidades, ginástica chinesa, judô, basquete, ginástica artística e yoga. Todas as atividades são gratuitas. Para a utilização dos serviços da Clínica Pública de Fisioterapia, é preciso encaminhamento de um professor da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Mais informações pelo telefone 51 3289 8314.

CURSO SUS - Estão abertas as inscrições para o curso “Imunização em Gestantes”, oferecido pela UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. O curso foi idealizado e é resultado prático do mestrado profissional de enfermagem da UFCSPA da enfermeira Bianca Ledur Monteiro, profissional da Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas  até 1º de dezembro, neste link. O curso é dirigido a todos os profissionais e estudantes da área da saúde, realizado exclusivamente de forma on-line, gratuitamente. Será concedido certificado de conclusão ao participante que concluir as atividades avaliativas com no mínimo 70% de acertos.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados em projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição vai até 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes