Previsão de pautas: sábado, 11, e domingo, 12 de maio

10/05/2024 14:28

SAÚDE - Neste final de semana, quatro unidades de saúde estarão abertas para servir de apoio aos prontos-atendimentos, em uma iniciativa que integra as ações da Operação Inverno de 2024 na Capital. As unidades José Mauro Ceratti Lopes (apoio ao Hospital Restinga e Extremo Sul), Bom Jesus (apoio ao PA da Bom Jesus), Moab Caldas (apoio ao PA da Cruzeiro do Sul) e Modelo (apoio aos hospitais de Clínicas de Porto Alegre e Santa Casa de Misericórdia) atendem a população no sábado, 11, e domingo, 12, das 10h às 19h. Unidades móveis atuam em dois abrigos temporários organizados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) - no Centro Estadual de Treinamento (Cete), no Menino Deus), das 9h às 22h, e na Academia de Polícia Militar, na avenida Coronel Aparício Borges, 2001), das 9h às 18h.

CHUVA - A Prefeitura de Porto Alegre manterá as equipes mobilizadas nos próximos dias para o enfrentamento dos danos da enchente e também para um possível repique na elevação do Guaíba. Conforme o Instituto de Meteorologia (Inmet), a Capital está em uma área que pode registrar entre 150 e 200 mm de acumulado de chuva até segunda-feira, 13. Segundo dados do Inmet, a chuva dos próximos dias, aliada a uma mudança para Sul-Sudeste na direção do vento, a partir de segunda-feira, 13, poderá ocasionar uma nova elevação do nível do Guaíba para o patamar de 5 metros (na sexta-feira, 10, chegou a 4,71m na régua do Cais Mauá).

SAQUE CALAMIDADE - Os trabalhadores residentes em dez municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das enchentes, deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS (mais informações abaixo) ou nas agências do banco. Segundo a Caixa, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta. Saiba mais

ABRIGOS PARA MULHERES - A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o acolhimento específico para o público feminino em razão da maior enchente da história da cidade. Agora, o município terá três locais, com mais de 200 vagas. Neste sábado, 11, à tarde, dois desses entram em operação. Um deles fica na Zona Sul, na Paróquia São Martinho, no Cristal, com capacidade para 60 mulheres e crianças, sem a possibilidade de entrada com pets. O outro está na área central, na esquina das ruas Silva Só e Felipe de Oliveira, onde serão recebidas até 98 mulheres e crianças, com a possibilidade de ingresso com pets. Em ambos, será permitida a entrada de crianças do sexo masculino que tenham até 12 anos. Neste domingo, 12, o terceiro espaço começará a funcionar, na Zona Leste, no Foro Regional do Partenon. Este local terá capacidade para abrigar 50 mulheres, sem filhos ou pets.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) instalou no final da tarde de sexta-feira, 10, um reservatório comunitário na Praça Dom Sebastião, também conhecida como praça do Rosário (avenida Independência, 270, bairro Independência). Com capacidade de reservação de 5 mil litros de água, a caixa d’água foi uma doação da empresa Fortlev. Durante o sábado, 11, outros quatro reservatórios serão instalados, como medida paliativa, nos bairros Independência, Petrópolis, Moinhos de Vento e Bela Vista.

CLUBE FARRAPOS - A prefeitura estabeleceu o Clube Farrapos (rua Prof. Cristiano Fischer, 1331) como novo ponto de referência no recebimento de doações aos afetados pela enchente. O espaço, localizado no bairro Petrópolis, permanecerá aberto das 9h às 18h para entrega de alimentos e roupas. Com isso, a sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) deixa de receber os donativos de assistência imediata, passando a funcionar como ponto exclusivo de doação de medicamentos e insumos de saúde. O local fica na Avenida Ipiranga, 5311, bairro Partenon. Kits de limpeza, higiene e cestas básicas, itens mais demandados nos abrigos, devem ser entregues no Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (rua Coronel Corte Real, 975), aberto 24 horas, ou no Estádio Olímpico (Largo Patrono Fernando Kroeff, 1), das 9h às 18h. Colchões e cobertores também podem ser entregues nos dois locais.

COLETA DE LIXO - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informa que as coletas de lixo continuam normalmente nas partes da cidade sem inundação, onde há acesso dos trabalhadores. Os resíduos devem ser dispostos para recolhimento nos locais secos, nos dias normais de horários de coleta. Em razão da enchente, há a possibilidade de eventuais atrasos no serviço. Em alguns bairros ou parte de algumas localidades atingidos pela enchente não há possibilidade de coleta no atual momento, por falta de possibilidade de circulação de caminhões e de trabalhadores.

RS-118 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) operam em conjunto para priorizar o tráfego de veículos de ajuda humanitária e de resgate na RS-118. Os demais veículos devem evitar esta rota, principalmente à noite. Os caminhões e veículos de abastecimento que trafegam na direção de Porto Alegre (e também na saída) devem priorizar o deslocamento a partir de Osório pela BR-101 até Capivari do Sul e depois pela RS-040 até a avenida Bento Gonçalves. Saiba mais.

ANIMAIS - A Unidade de Saúde Animal Victória - USAv (Estrada Berico Jose Bernardes, 3489), localizada na Lomba do Pinheiro, está disponível para atender os pets dos abrigos emergenciais de Porto Alegre e também para aqueles resgatados sem os tutores. Para tanto, é necessário contatar previamente pelo telefone/Whatsapp (51) 98955-4526. Já os animais que estão nos abrigos emergenciais com os tutores, além de alimentação, recebem vermífugo e passam por avaliação das equipes de veterinários.

REDE HOTELEIRA - Uma grande rede de apoio dos hotéis se formou em Porto Alegre devido à enchente. Centenas de quartos, em mais de 50 hotéis, são oferecidos aos socorristas voluntários que chegam à cidade para colaborar nos resgates aos desabrigados. Quem necessitar de acolhimento deve procurar o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) no telefone (51) 3225-3300. O segmento do turismo também disponibiliza hospedagem em hotéis da Região Metropolitana, Serra e no interior do estado.

TRANSPORTE COLETIVO - O transporte coletivo de Porto Alegre permanece com uma tabela especial em dias úteis até 22 de maio. Aos finais de semana, serão mantidos os horários de sábado e domingo. Em razão dos bloqueios por acúmulo de água, sobretudo nas regiões do Centro, 4º Distrito, Cidade Baixa e Menino Deus, 28 linhas estão desativadas, pois possuem mais de 50% do seu itinerário comprometido pelos bloqueios. Na região Central, estão operando os terminais de passageiros Salgado Filho e Borges de Medeiros. Os demais, nas imediações do Mercado Público e da rua da Conceição, seguem inacessíveis devido à enchente. Os passageiros podem consultar os horários das linhas pelo aplicativo Cittamobi. Saiba mais.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES - A Prefeitura de Porto Alegre instalou uma Sala de Atendimento Especializado para crianças e adolescentes. O local funciona 24 horas no Clube Geraldo Santana, ponto de referência de acolhimento aos desabrigados. O serviço é composto por profissionais da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE), Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, técnicos de assistência social e psicólogos.

ÁGUA - A prefeitura publicou decreto que determina o racionamento de água na cidade e restringe o uso do recurso enquanto a enchente impedir a regularização do serviço. A água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deve ser, exclusivamente, para consumo essencial. Atividades como lavagens automotivas, de calçadas e fachadas, rega de jardins e gramados, bem como uso em salões de beleza, clínicas estéticas, academias, em banho e tosa de animais devem ser evitadas para preservar o recurso. As decisões valem até que seja retomada a regularidade no abastecimento de água em Porto Alegre.

TELECONSULTA - Pessoas prejudicadas pela enchente que precisam de atendimento de saúde agora têm a opção de consultas on-line. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o Grupo DOC disponibiliza consultas virtuais gratuitas para toda a população atingida pelas cheias. Para realizar uma consulta, basta acessar e o link linktr.ee/grupodoc.med ou o perfil do Instagram @grupodoc, clicando em “faça sua consulta gratuita”. A iniciativa faz parte da campanha SOS RS e reúne médicos de diversas especialidades e psicólogos para atendimento adulto e pediátrico.

VETERINÁRIOS VOLUNTÁRIOS - A Prefeitura de Porto Alegre abriu cadastro para selecionar veterinários voluntários para atender os animais abrigados devido à enchente. O formulário pode ser acessado aqui. Devem ser informados dias, turnos e local disponíveis para o trabalho voluntário. A partir do interesse dos profissionais, a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) entrará em contato.

FONTES PÚBLICAS - O consumo de águas de fontes públicas não é indicado, pois esta água não é potável. O alerta é da Diretoria de Vigilância em Saúde  (DVS). Todas as fontes de Porto Alegre são monitoradas mensalmente e apresentam presença de coliformes fecais e/ou da bactéria escherichia coli, presente no intestino de animais e humanos. Saiba mais.

DOAÇÕES 1 - Interessados em ajudar as vítimas da enchente em Porto Alegre podem levar suas doações aos locais listados. Saiba como ajudar no link. Os itens mais necessitados são colchões, cobertores, roupas de cama, água e produtos de higiene pessoal. A distribuição dos donativos será realizada pela Defesa Civil e Gabinete da Primeira-Dama.

DOAÇÕES 2 - A prefeitura instituiu uma nova forma de doação para as famílias impactadas pelas chuvas e enchentes. Além da chave Pix 92963560000160, uma conta corrente - capaz de receber recursos de fora do país - foi disponibilizada. Saiba mais.

FAZENDA - Em resposta aos desafios enfrentados pela população devido à enchente, a Secretaria Municipal da Fazenda vai prorrogar para agosto os vencimentos de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - Trabalho Pessoal (ISS-TP, que é devido pelos autônomos), além de suspender ações de cobrança administrativa e, em alguns casos, a judicial. Saiba mais.

EPTC 1 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que as vistorias veiculares estão suspensas temporariamente. Aqueles profissionais que tinham vistoria agendada poderão trabalhar normalmente, seja no táxi, lotação, ônibus ou escolar, até que uma nova data seja marcada e o serviço volte a ser executado. Um cronograma para que sejam colocadas em dia as vistorias será anunciado pelos canais da EPTC. 

EPTC 2 - O atendimento ao cidadão presencial não será realizado. Para que não haja prejuízos em relação à entrega de recursos ou apresentação de condutor, a EPTC suspenderá os prazos temporariamente. O atendimento pelo app 156+POA ou números 156 e 118 segue funcionando normalmente.

ALIMENTOS - A Diretoria de Vigilância em Saúde esclarece que não proibiu a doação de alimentos - especialmente prontos ou produzidos - aos locais que funcionam neste momento como pontos de abrigagem em Porto Alegre. Veja aqui as recomendações da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA).

LEPTOSPIROSE - Pessoas que tiveram contato com água das cheias e inundações, como as que atingem Porto Alegre nos últimos dias, devem ficar atentas a possíveis sintomas de leptospirose. A recomendação de atenção também é válida para profissionais de saúde, no atendimento a pacientes. O alerta sobre o risco de contaminação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais. É transmitida por água contaminada e pelo contato com a pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

PROCEDIMENTOS ELETIVOS - Cirurgias, procedimentos e consultas eletivas nos hospitais próprios da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratualizadas da rede pública e hospitais particulares estão suspensos. A medida se deve à situação de calamidade pública em decorrência das enchentes e o risco de desabastecimento de insumos, materiais e medicamentos devido ao impacto e dificuldades logísticas de transporte. A suspensão não se refere a casos considerados graves, urgências e emergências e procedimentos tempo-sensíveis, que são aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco ou que a postergação determine riscos reais para a saúde, como casos oncológicos, os quais recomendamos a manutenção do tratamento necessário.

WHATSAPP 156 - A Prefeitura de Porto Alegre implantou um serviço para agilizar a comunicação com as vítimas da enchente que atinge a cidade. O WhatsApp do 156 tem um atendimento específico para emergências de risco de morte na opção número 1 do menu principal. Quando este número for acionado, o morador terá contato direto com um atendente humano, que irá colher informações e fará o encaminhamento direto para a Defesa Civil Municipal. O objetivo é facilitar a comunicação para agilizar eventuais resgates. Neste momento de crise climática, a prefeitura recomenda que o WhatsApp do 156 seja utilizado para as emergências relacionadas com a enchente. Para utilizar o serviço basta salvar o número (51) 3433-01-56 na agenda do celular e iniciar a conversa.

ALERTAS - A Prefeitura de Porto Alegre implantou um serviço para envio de notificações ao cidadão que reside ou trabalha no município. Digitando a opção 0 do WhatsApp do 156 - (51) 3433-0156 - e realizando o cadastro com o número do CPF, data de nascimento e CEP, o usuário poderá receber avisos de temas diversos: situações de emergência, riscos e alertas, além de assuntos de interesse público e atividades desenvolvidas pelo executivo municipal. Para usar o WhatsApp, salve o número (51) 3433-0156 no seu celular e dê um “oi” no WhatsApp. Em seguida, clique na opção 0 (receber notificações da prefeitura) e faça seu cadastro.

ADOTE UM ESCRITOR - Devido às enchentes no Rio Grande do Sul e com base no Decreto 22.647, o Programa de Leitura Adote um Escritor sofrerá alterações no cronograma de execução. As inscrições serão prorrogadas até 10 de junho. Em breve, será divulgado no e-mail do candidato novo endereço de destino das obras solicitadas no edital e outro prazo para o envio. O Adote um Escritor inclui a contratação de autores e ilustradores que visitam as escolas, além da aquisição de livros dos autores adotados.

  

Gilmar Martins