Previsão de pautas: sexta-feira, 25 de julho
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde atenderá comunidade do bairro Lomba do Pinheiro nesta sexta-feira, 25. Das 10h às 16h, o ônibus estaciona na Quinta do Portal (rua Jaime Lino dos Santos Filho, 604). Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende as comunidades Jardim das Oliveiras (Guarujá), Pellin (Vila Conceição) e Santa Bárbara (Vila Conceição) nesta sexta-feira, 25. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.
EMPREENDEDORISMO - A capital gaúcha recebe nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26, mais uma edição do Congresso de Empreendedorismo Digital (Conedi), que, em 2025, chega à 9ª edição em Porto Alegre. Serão dois dias de palestras e workshops com especialistas sobre marketing, comunicação, inteligência artificial e outros temas do universo da tecnologia. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE), é uma das apoiadoras do evento, que deve superar os 1,5 mil participantes. O Conedi Poa 2025 ocorre no Teatro do Bourbon Country. Ingressos podem ser adquiridos no site oficial.
MULHERES PRETAS - O Prêmio Mulheres Pretas de Poa – 4ª edição, organizado pelo Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, será entregue na sexta-feira, 25, às 14h30, na sede da instituição (avenida Bento Gonçalves, 1129 – Partenon). Nesta data é comemorado o Dia Nacional da Mulher Negra. Serão dez homenageadas no evento que contará ainda com uma exposição e roda de conversa. A premiação destaca trajetórias importantes de representatividade étnico-racial na construção de Porto Alegre, seja no passado ou presente. Veja aqui as homenageadas.
JIU-JITSU - A partir desta sexta-feira, 25, terão início aulas de jiu-jitsu na Praça Darcy Azambuja. As atividades ocorrerão em dois horários, conforme a idade dos participantes. As inscrições podem ser feitas diretamente no local, durante as oficinas, que são promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Turmas com alunos de 6 a 9 anos poderão realizar a prática da arte marcial no horário das 14h às 15h. Já os grupos com idade entre 10 e 13 anos participam das 15h15 às 16h15 - ambas sempre às sextas-feiras. A Praça Darcy Azambuja fica na rua Dr. Fernando Ortiz Schneider, 180, bairro Partenon.
CINEMA - Nesta sexta-feira, 25, às 19h30, o Projeto Raros apresenta na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico) As Longas Sombras do Vento, horror iraniano dirigido por Bahman Farmanara em 1979. Após a sessão, será realizado um debate com Ivonete Pinto, crítica de cinema e pesquisadora, autora do livro Descobrindo O Irã. Entrada franca. Mais informações aqui.
FUTEBOL DOWN - Estão abertas as inscrições gratuitas para o projeto Futsal Down Feminino, uma iniciativa inédita que busca promover a inclusão social e o empoderamento feminino por meio do esporte. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol, a Associação Downs no Esporte e a Fundação O Pão dos Pobres. As aulas vão ocorrer todos os sábados, das 14h às 15h, a partir do dia 26 de julho, no ginásio da Fundação O Pão dos Pobres (rua da República, 801, bairro Cidade Baixa). A iniciativa é destinada exclusivamente a meninas com síndrome de Down, oferecendo um espaço seguro, acolhedor e motivador para o desenvolvimento esportivo e social. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
BRIQUE DO GASÔMETRO - Estão abertas as inscrições para a seleção pública de novos expositores de artesanato para o Brique do Gasômetro. O processo, conduzido pela Unidade de Fomento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE), segue até 25 de julho. Interessados devem se inscrever por meio deste formulário ou presencialmente na sede da SMDETE (Travessa São José, 455 - Navegantes). A seleção pública será realizada em 31 de julho, no Centro Humanístico Vida. A avaliação técnica dos trabalhos é realizada por artesãos convidados e da comissão da feira, além de integrantes da secretaria.
CURSOS DE FORMAÇÃO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), firmou parceria com o Instituto Amores Fati, a Pontifícia Universidade Católica (Pucrs) e o Ministério Público para o programa FatiLab. A iniciativa vai disponibilizar 2 mil vagas em cursos de formação gratuitos para design e programação. O público-alvo são jovens, a partir de 16 anos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade. As inscrições estão abertas até 25 de julho por meio deste link.
PLANO DIRETOR - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), definiu as regras para a audiência pública e as propostas preliminares dos projetos de lei do Plano Diretor Sustentável e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). A audiência pública será realizada em 9 de agosto, sábado, às 10h, no Auditório Araújo Vianna, na Osvaldo Aranha, nº 685, Parque Farroupilha. Interessados em participar presencialmente devem preencher formulário eletrônico de pré-inscrição até as 13h do dia 8 de agosto, disponível aqui. O credenciamento dos inscritos no local será no dia 9, das 9h às 11h. Além da participação presencial, também será possível enviar contribuições on-line até as 12h do dia 8 de agosto, por meio do site.
CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.
SARAMPO - Porto Alegre e outros 34 municípios gaúchos intensificam a vacinação contra o sarampo até 23 de setembro. A estratégia consiste em aplicar a chamada “dose zero” em bebês de seis meses a 11 meses, aumentar a vacinação da população não vacinada e revisar e atualizar a condição vacinal de pessoas que trabalham nas áreas da Saúde e da Educação. A dose zero será feita com a vacina dupla viral em bebês de seis a oito meses. Bebês de nove aos 11 meses de idade devem receber uma dose de tríplice viral. Para todas as outras faixas etárias, a aplicação será da vacina tríplice viral, que está disponível em todas as unidades de saúde. A oferta da dupla viral será em 32 locais de referência (veja aqui).
HPV - Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não têm registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) poderão continuar se vacinando em qualquer unidade de saúde da Capital. A ampliação da faixa etária, inicialmente prevista até 31 de julho, foi prorrogada até dezembro deste ano. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Saiba mais.
GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.
Gilmar Martins