Ato no Paço Municipal apoia campanha contra assédio sexual

18/02/2020 19:34
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Com o slogan Não é Não, a mobilização defende mudanças de comportamento e respeito às mulheres

Em apoio à campanha Todas dizem Não é Não, pelo fim do assédio contra mulheres, o Gabinete da Primeira-Dama do Município, Tainá Vidal, e o Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul (SJCDH), realizaram um ato de mobilização, nesta terça-feira, 18, no Salão Nobre do Paço Municipal. A campanha foi aderida pela (SJCDH), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Civil e Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio do Município. 

Tainá Vidal agradeceu a presença do público que compareceu ao ato e disse que é preciso aumentar a conscientização das mulheres para a importância de denunciarem comportamentos indesejados. “Como modelo, advogada e mulher, já passei por algumas situações constrangedoras e, por isso, saliento que não devemos silenciar diante delas. Vamos parar de lutar contra nós mesmas”, ressalta.

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Tainá (ao centro): É preciso conscientizar da importância de denunciar atitudes indesejadas

A secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira, elogiou a mensagem da campanha, que, segundo ela, é curta, clara, objetiva e inteligente. Lembrou que este é um problema que não deve ser visto ideologicamente. “É uma causa humana, e temos, juntas, que dizer não quantas vezes forem necessárias”, afirma. 

Uma das embaixatrizes da causa, a jornalista Débora de Oliveira lamentou que em pleno 2020 ainda seja necessário buscar alternativas para proteger a liberdade das mulheres. “Temos que alertá-las, mas também aos homens sobre esse mal”, diz.

A diretora do Departamento de Políticas para Mulheres (DPM) do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, salienta que cada uma tem que usar o poder da voz para ajudar a mudar comportamentos. “Mas temos também, enquanto poder público, que dar proteção às mulheres. Quanto mais segurança tiverem, menos se sentirão constrangidas para denunciar o assédio”, conclui. 

Durante o evento, foram distribuídas tatuagens temporárias com o slogan da campanha, reforçando a mensagem da mobilização, que deverá continuar após o Carnaval em outros locais públicos para ampliar o alcance. Participaram também as secretárias municipais Juliana Castro (Gestão e Planejamento); as secretárias municipais adjuntas da Fazenda, Liziane Baum, e do Meio Ambiente, Viviane Diogo; a coordenadora da Escola de Gestão, Sirley Carvalho; e a coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Angélica Noguez, entre outros. 

 

 

Ivani Schütz

Rui Felten