Equipes da prefeitura seguem nas ruas atendendo ocorrências do temporal

18/01/2024 14:09
Julio Ferreira / PMPA
SEGURANÇA
Prefeitura tamb√©m recebe doa√ß√Ķes de √°gua mineral para distribuir nos locais mais afetados

Nesta quinta-feira, 18, as equipes da prefeitura seguem atuando nas ruas para reduzir os danos gerados pelo temporal de terça-feira. O prefeito Sebastião acompanhou o serviço de remoção de galhos e árvores na cidade. Melo esteve na rua Paraíba, no bairro Floresta, e na avenida Oswaldo Gonçalves Cruz, no bairro Ipanema.

"Vamos da sala de crise para vistorias, das vistorias para a sala de crise. Assim agimos noite e dia, para contornar as dificuldades impostas pela nova realidade climática. Tenho me deslocado a pontos mais críticos da nossa cidade para acompanhar, cobrar e dialogar com a população sobre os principais desafios que precisamos atender" - Prefeito Sebastião Melo.

Ao todo, 15 militares foram deslocados de São Gabriel para a Capital, equipados com motosserras, munck, caminhão para detritos e uma mini escavadeira para auxiliar na retirada de árvores caídas. Servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também atuam na força-tarefa de limpeza.

A Secretaria Municipal de Servi√ßos Urbanos soma mais de 450 ocorr√™ncias de √°rvores ca√≠das na Capital. O levantamento foi realizado nas ruas, e n√£o inclui os parques e pra√ßas da cidade. As equipes da pasta seguem mobilizadas nas remo√ß√Ķes.

156 - A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) recebeu 325 chamados relacionados ao temporal por meio do sistema 156. A demanda mais comum é o restabelecimento do abastecimento de água (60%), seguido de dificuldades na mobilidade (15%), pedidos de coleta de lixo (10%), quedas de árvores (8%) e atendimento hospitalar (5%).

Tr√Ęnsito - A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) registrava¬†129 ocorr√™ncias pela manh√£. Destas, 58 s√£o bloqueios totais por queda de √°rvore, 12 por queda de postes e fios e uma por ac√ļmulo de √°gua. H√°, ainda, 68 bloqueios parciais. As linhas 345, 473, 470, B51, 179 e 176 do transporte p√ļblico t√™m desvios de itiner√°rio.¬†

Hospitais¬†-¬†Os hospitais S√£o Lucas, Cl√≠nicas e Vila Nova est√£o com restri√ß√£o no atendimento devido aos danos do temporal. O Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul segue sem energia el√©trica e est√° com restri√ß√£o total para novos pacientes devido a uma pane no gerador. A Secretaria Municipal de Sa√ļde busca alternativas para solucionar o problema.

Unidades de Sa√ļde - as unidades Sarandi e¬†Diretor Pestana est√£o fechadas. Outras 84 unidades est√£o funcionando com restri√ß√Ķes. H√° 62 unidades sem energia e 89 sem internet.

Samu - O telefone 192 para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está instável. Em caso de urgência e emergência, ligar para 4076-0192; 4076-2500; ou 3316-9100.

Educa√ß√£o¬†-¬†H√° falta de energia em 35 escolas da rede municipal. Ao todo, 56 escolas registraram algum tipo de ocorr√™ncia devido ao temporal. O atendimento ao p√ļblico, nas unidades que possuem energia el√©trica, ocorre normalmente.¬†¬†

Cultura -¬†O Centro Municipal de Cultura, onde funcionam Teatro renascen√ßa, Atelier Livre, Biblioteca Municipal e Sala √Ālvaro Moreyra, permanece fechado. A energia el√©trica est√° desligada para que o Dmae possa retirar a √°gua acumulada no local. No Museu Joaquim felizardo, a visita√ß√£o p√ļblica foi reaberta mas o p√°tio continua interditado devido a √°rvores ca√≠das. No Pa√ßo Municipal, a abertura da exposi√ß√£o da artista pl√°stica Karen Axelrud, nesta quinta-feira, 18, √†s 18h, est√° mantida. A visita√ß√£o, gratuita, poder√° ser feita at√© o dia 1¬ļ¬†de mar√ßo, de segunda a sexta-feira, das 9h √†s 17h.

√Āgua -¬†A prefeitura recebeu da Associa√ß√£o Ga√ļcha de Supermercados (Agas), na manh√£ desta quinta-feira, 18, a doa√ß√£o de duas mil bombonas, totalizando 40 mil litros de √°gua para destinar aos atingidos pelo temporal. O material foi recebido no Ponto de Coleta do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na rua Gen. Jo√£o Manoel, 157, t√©rreo. As doa√ß√Ķes de garrafas de √°gua podem ser entregues no local das 9h √†s 17h.

Dmae prioriza envio de caminh√Ķes-pipa para hospitais e unidades de sa√ļde
Prefeitura busca minimizar transtornos causados pelo temporal nos servi√ßos de sa√ļde
Prefeitura decreta situação de emergência após temporal
Estragos do temporal prejudicam serviços municipais