Melo busca referência em iniciativa social do Pará para inspirar complexo em Porto Alegre
No último dia de agendas em Belém do Pará, onde participou da COP 30, o prefeito Sebastião Melo conheceu na manhã desta sexta-feira, 14, o projeto Usina da Paz, implantado pelo Governo do Pará. Melo foi recebido pela secretária de Estado da Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, e pela equipe da unidade instalada no bairro popular Guamá, uma das 18 estruturas em operação no Estado, cinco delas localizadas na capital.
O espaço de 10 mil metros quadrados recebe diariamente cerca de mil pessoas da comunidade do entorno. Uma das inspirações da iniciativa é o Compaz, de Recife, que também orienta a elaboração do projeto de Porto Alegre, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Recife.
“Essa concentração de serviços de forma qualificada, em um espaço que acolhe e dá oportunidades, tem imenso potencial transformador na comunidade e é inspirador para nós. Estamos trabalhando fortemente a partir do financiamento captado e concebendo o formato para Porto Alegre, somando as contribuições do que já está dando certo no Brasil, como os exemplos de Recife e Belém’’ - Prefeito Sebastião Melo.
“É muito gratificante ver gestores de outras regiões do Brasil olhando para o nosso modelo como uma inspiração para políticas públicas de cidadania, inclusão e desenvolvimento social. As Usinas da Paz mostram que, quando o Estado se faz presente de forma integrada e humana, a comunidade responde com participação, esperança e novas oportunidades. Ficamos felizes em compartilhar essa experiência e acreditamos que iniciativas como esta podem florescer em todo o país”, disse a secretária Elieth.
Usinas da Paz – Complexos públicos implantados pelo Governo do Pará por meio do programa Territórios pela Paz (TerPaz), somando 18 unidades até agora. Esses centros multifuncionais oferecem mais de 70 serviços gratuitos, que vão desde atendimento médico, odontológico e psicológico até emissão de documentos, cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais, de lazer e programas de qualificação. A proposta é promover inclusão social, fortalecer a cidadania e reduzir a violência em regiões vulneráveis do Estado, integrando diferentes secretarias e parceiros em um só espaço.
No bairro do Guamá, em Belém, a Usina da Paz conta com dois prédios (Usina e Assistência), piscina semiolímpica, quadras, salas multimídia, música, dança e robótica, biblioteca e estações de tratamento de esgoto, tudo adaptado para acessibilidade. Os moradores têm acesso a atendimento em saúde, documentação, cursos e atividades culturais e esportivas.
Porto Alegre – A capital gaúcha desenvolve um projeto nos mesmos moldes das Usinas da Paz, com foco em inclusão social, oferta de serviços integrados e fortalecimento comunitário. Coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, a iniciativa busca reduzir vulnerabilidades sociais, ambientais e climáticas em áreas densamente povoadas.
Com investimento de US$ 100 milhões, financiados pela Corporação Andina de Fomento, além de contrapartida municipal, o programa prevê a implantação de complexos sustentáveis, sistemas de alerta, ações de formação profissional, fortalecimento de redes comunitárias e mecanismos inovadores de gestão.
A iniciativa integra o POA Futura, que será lançado ainda este ano e reúne mais de R$ 6 bilhões destinados à transformação urbana, resiliência climática, sustentabilidade ambiental, participação comunitária, inclusão social e inovação tecnológica.
Lea mais:
Prefeito conhece projeto de revitalização urbana de canal em Belém
Porto Alegre lança edital para monitoramento de raios e qualifica previsão meteorológica
Porto Alegre lança edital para monitoramento de raios
Porto Alegre integra projeto inédito de desenvolvimento de seguro climático
Prefeito visita Parque de Bioeconomia e Inovação em Belém
Porto Alegre lança edital para monitoramento de raios
Porto Alegre detalha ações de adaptação e mitigação na COP30
Melo apresenta ações de adaptação climática e reconstrução da Capital na COP30
Porto Alegre investe em energia limpa e arborização para combater o calor extremo
Caderno com planejamento climático de Porto Alegre será apresentado na COP30 nesta quarta
Melo apresenta ações de transição energética em painel da COP30
Prefeito de Porto Alegre apresenta ações de reconstrução e adaptação climática na COP30
Lissandra Mendonça
