Prefeito acompanha entrega de donativos em vistoria na Regi√£o das Ilhas

22/11/2023 18:23
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Pessoas recebem kit higiene, fraldas, alimentação e atendimento médico nos abrigos

Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Sebastião Melo foi à Região das Ilhas, assim como fez na segunda e terça-feira, para acompanhar o trabalho de governança mobilizado para atender aos moradores atingidos pela cheia do Guaíba. Melo conversou com pessoas abrigadas em barracas, determinando reforço no atendimento dessas famílias, com fornecimento de água e alimentos. O vice-prefeito Ricardo Gomes acompanhou a ação.

Mais cedo, o prefeito coordenou reuni√£o com os √≥rg√£os que comp√Ķem o gabinete de crise no Centro Integrado de Coordena√ß√£o de Servi√ßos (Ceic-POA) para alinhar novas a√ß√Ķes de apoio. Melo renovou o apelo por donativos, principalmente √°gua, alimentos, material de higiene e de limpeza.

‚ÄúAgrade√ßo a esta rede de solidariedade dos porto-alegrenses, que est√£o doando √°gua, alimentos e produtos de limpeza para as fam√≠lias atingidas‚Äô‚Äô ‚Äď Prefeito Sebasti√£o Melo.

As equipes da Defesa Civil e do Gabinete da Primeira-dama entregaram donativos na regi√£o. Algumas fam√≠lias est√£o recebendo √°gua e alimento por meio de barcos. As doa√ß√Ķes podem ser entregues em dois pontos (ver abaixo). Empresas que desejarem doar maiores quantidades devem entrar em contato pelo 156.

Apoio nos abrigos - As pessoas abrigadas emergencialmente na Casa do Ga√ļcho, no gin√°sio do Departamento Municipal de Habita√ß√£o (Demhab) e no 9¬ļ Batalh√£o de Pol√≠cia Militar t√™m uma estrutura de apoio fornecida pela prefeitura. Na chegada, recebem kits higienes e fraldas para as crian√ßas, al√©m de fraldas geri√°tricas. T√™m √† disposi√ß√£o caf√© da manh√£, almo√ßo, caf√© da tarde e janta. Servidores da Secretaria Municipal de Sa√ļde tamb√©m prestam assist√™ncia m√©dica √†s fam√≠lias.

Assist√™ncia Social ‚Äď √Äs 17h40 desta quarta-feira, 210¬†pessoas estavam acolhidas em abrigos provis√≥rios da Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc): 93¬†no Gin√°sio do Demhab, 46¬†na sede do 9¬ļ Batalh√£o de Pol√≠cia Militar (BPM) e 71¬†na Casa do Ga√ļcho.

Nível do Guaíba

Cais Mau√°
Atual: 3,21 metros
Cota de Alerta: 2,5 metros
Cota de Inundação: 3 metros

Sistema atualizado às 16h15. Pico foi de 3,46 metros na manhã de terça-feira.

Ceic-POA - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) gerenciou 11 demandas nesta quarta-feira. O órgão permanece monitorando a evolução dos serviços municipais.

Mobilidade - A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) registra 19 pontos com ac√ļmulo de √°gua em Porto Alegre. Destes, nove ocasionam o bloqueio total e seis o bloqueio parcial da via. O √≥rg√£o recomenda que a Volunt√°rios da P√°tria seja evitada em toda a sua extens√£o, da Rodovi√°ria √† Arena do Gr√™mio.

Equipes de sa√ļde - Compostas por m√©dicos, enfermeiro e t√©cnicos em enfermagem, as equipes est√£o divididas entre os tr√™s abrigos provis√≥rios administrados pela Fasc. A Secretaria Municipal de Sa√ļde organizou os suprimentos necess√°rios para medicar os acolhidos. As tr√™s unidades de sa√ļde localizadas no bairro Arquip√©lago permaneceram fechadas nesta quarta-feira.

Educação - As escolas EMEI Ilha da Pintada, ECEI Anjo das Flores e ABRASCE Ilha do Pavão permaneceram fechadas em razão da cheia do Guaíba.

√Āgua e Esgotos - A Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua (ETA) Ilhas segue inoperante. A popula√ß√£o do bairro Arquip√©lago √© abastecida por meio de caminh√Ķes-pipa.

Causa Animal - O Gabinete da Causa Animal (GCA) resgatou 69 c√£es das ilhas, encaminhados para a Unidade de Sa√ļde Animal Victoria, na Lomba do Pinheiro, e para um abrigo na Restinga, contratado em car√°ter emergencial. Outros 21 animais est√£o nos abrigos com seus tutores. Em parceria com protetores, o GCS tamb√©m est√° doando ra√ß√£o para os tutores.

Programa de Aux√≠lio Emergencial - Criado pela prefeitura em raz√£o das enchentes de setembro, prev√™ benef√≠cios que come√ßaram a ser pagos em 13 de outubro. Mais de mil vistorias foram realizadas por equipes da prefeitura e j√° foram entregues 305 cart√Ķes de aux√≠lios para compra de m√≥veis/eletrodom√©sticos ou a pequenos neg√≥cios (ambos de R$ 3 mil cada, em parcela √ļnica).

Outros 655 cart√Ķes desses dois benef√≠cios est√£o em processo de solicita√ß√£o ou em elabora√ß√£o pela institui√ß√£o financeira. Nesta semana, as entregas foram suspensas em raz√£o da nova enchente, que tirou milhares de pessoas de suas casas e impede o uso do benef√≠cio em meio ao atual cen√°rio.

Já no Estadia Solidária são 107 famílias beneficiadas. Foram pagas duas parcelas para 45 famílias; 1 parcela para 49 famílias; e 13 famílias receberão o primeiro pagamento nos próximos dias. O benefício de 700,00 é concedido por três meses para quem teve de sair de casa em setembro.

Prefeitura reforça pedido por donativos para os atingidos pelas enchentes
Melo garante que prioridade é atender as famílias atingidas pela enchente
Prefeito determina abertura de terceiro abrigo emergencial para atingidos pela enchente
Melo decreta situação de emergência em razão das enchentes