Prefeito acompanha entrega de donativos em vistoria na Região das Ilhas
Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Sebastião Melo foi à Região das Ilhas, assim como fez na segunda e terça-feira, para acompanhar o trabalho de governança mobilizado para atender aos moradores atingidos pela cheia do Guaíba. Melo conversou com pessoas abrigadas em barracas, determinando reforço no atendimento dessas famílias, com fornecimento de água e alimentos. O vice-prefeito Ricardo Gomes acompanhou a ação.
Mais cedo, o prefeito coordenou reunião com os órgãos que compõem o gabinete de crise no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) para alinhar novas ações de apoio. Melo renovou o apelo por donativos, principalmente água, alimentos, material de higiene e de limpeza.
“Agradeço a esta rede de solidariedade dos porto-alegrenses, que estão doando água, alimentos e produtos de limpeza para as famílias atingidas’’ – Prefeito Sebastião Melo.
As equipes da Defesa Civil e do Gabinete da Primeira-dama entregaram donativos na região. Algumas famílias estão recebendo água e alimento por meio de barcos. As doações podem ser entregues em dois pontos (ver abaixo). Empresas que desejarem doar maiores quantidades devem entrar em contato pelo 156.
Apoio nos abrigos - As pessoas abrigadas emergencialmente na Casa do Gaúcho, no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e no 9º Batalhão de Polícia Militar têm uma estrutura de apoio fornecida pela prefeitura. Na chegada, recebem kits higienes e fraldas para as crianças, além de fraldas geriátricas. Têm à disposição café da manhã, almoço, café da tarde e janta. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde também prestam assistência médica às famílias.
Assistência Social – Às 17h40 desta quarta-feira, 210 pessoas estavam acolhidas em abrigos provisórios da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc): 93 no Ginásio do Demhab, 46 na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 71 na Casa do Gaúcho.
Nível do Guaíba
Cais Mauá
Atual: 3,21 metros
Cota de Alerta: 2,5 metros
Cota de Inundação: 3 metros
Sistema atualizado às 16h15. Pico foi de 3,46 metros na manhã de terça-feira.
Ceic-POA - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) gerenciou 11 demandas nesta quarta-feira. O órgão permanece monitorando a evolução dos serviços municipais.
Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 19 pontos com acúmulo de água em Porto Alegre. Destes, nove ocasionam o bloqueio total e seis o bloqueio parcial da via. O órgão recomenda que a Voluntários da Pátria seja evitada em toda a sua extensão, da Rodoviária à Arena do Grêmio.
Equipes de saúde - Compostas por médicos, enfermeiro e técnicos em enfermagem, as equipes estão divididas entre os três abrigos provisórios administrados pela Fasc. A Secretaria Municipal de Saúde organizou os suprimentos necessários para medicar os acolhidos. As três unidades de saúde localizadas no bairro Arquipélago permaneceram fechadas nesta quarta-feira.
Educação - As escolas EMEI Ilha da Pintada, ECEI Anjo das Flores e ABRASCE Ilha do Pavão permaneceram fechadas em razão da cheia do Guaíba.
Água e Esgotos - A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas segue inoperante. A população do bairro Arquipélago é abastecida por meio de caminhões-pipa.
Causa Animal - O Gabinete da Causa Animal (GCA) resgatou 69 cães das ilhas, encaminhados para a Unidade de Saúde Animal Victoria, na Lomba do Pinheiro, e para um abrigo na Restinga, contratado em caráter emergencial. Outros 21 animais estão nos abrigos com seus tutores. Em parceria com protetores, o GCS também está doando ração para os tutores.
Programa de Auxílio Emergencial - Criado pela prefeitura em razão das enchentes de setembro, prevê benefícios que começaram a ser pagos em 13 de outubro. Mais de mil vistorias foram realizadas por equipes da prefeitura e já foram entregues 305 cartões de auxílios para compra de móveis/eletrodomésticos ou a pequenos negócios (ambos de R$ 3 mil cada, em parcela única).
Outros 655 cartões desses dois benefícios estão em processo de solicitação ou em elaboração pela instituição financeira. Nesta semana, as entregas foram suspensas em razão da nova enchente, que tirou milhares de pessoas de suas casas e impede o uso do benefício em meio ao atual cenário.
Já no Estadia Solidária são 107 famílias beneficiadas. Foram pagas duas parcelas para 45 famílias; 1 parcela para 49 famílias; e 13 famílias receberão o primeiro pagamento nos próximos dias. O benefício de 700,00 é concedido por três meses para quem teve de sair de casa em setembro.
Leia mais:
Prefeitura reforça pedido por donativos para os atingidos pelas enchentes
Melo garante que prioridade é atender as famílias atingidas pela enchente
Prefeito determina abertura de terceiro abrigo emergencial para atingidos pela enchente
Melo decreta situação de emergência em razão das enchentes
Melo determina reforço das ações de apoio à população atingida pelas enchentes
Prefeitura inicia fechamento preventivo das comportas após elevação do nível do Guaíba
Prefeitura abre Ginásio do Demhab como abrigo emergencial devido à elevação do Guaíba
Prefeitura faz reunião para antecipar ações emergenciais devido à elevação do Guaíba
Prefeitura monitora possível elevação do nível do Guaíba devido às chuvas
Prefeitura mantém equipes mobilizadas para atender ocorrências devido à chuva
Lissandra Mendonça