Prefeitura pede que a população racione água
O prefeito Sebastião Melo solicitou, na manhã deste sábado, 4, em entrevista coletiva, que a população racione água. Com a elevação no nível do Guaíba – que chegou a 5,09 metros -, quatro das seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão inoperantes. O prefeito também fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa e ajudem com doações, principalmente de colchões. Mais de duas mil pessoas estão acolhidas nos abrigos provisórios da prefeitura.
"Estamos focados em acolher as pessoas, salvar vidas. Vamos recuperar a cidade porque temos união de esforços. Estamos com força total de equipes próprias e parceiros atendendo à população’’ - Prefeito Sebastião Melo.
As Estações de Tratamento de Água (Etas) Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza foram desligadas devido aos alagamentos. Não há previsão de retomada da operação.
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Mauricio Loss, a situação mais grave é na Ilha da Pintada, onde parte da estrutura da estação foi arrastada e precisará ser reconstruída. “Não medimos esforços para recuperar as estações. Depois que as águas baixarem será necessário avaliar os danos físicos e elétricos’’, afirma o diretor.
Educação - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta segunda-feira, 6, e terça-feira, 7. Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.
Doações - As doações são direcionadas ao depósito da Defesa Civil Municipal, na rua La Plata, 693. No entanto, devido ao grande volume de donativos, a orientação é que as pessoas levem os materiais à Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), na avenida Ipiranga, 5311. A maior necessidade é de colchões, lençóis, fronhas, material de higiene e água. A prefeitura também publicou decreto na noite de sexta-feira, 3, instituindo a chave Pix 92963560000160 para viabilizar doações exclusivamente a vítimas da enchente histórica que assola a cidade nos últimos dias.
Sarandi - Melo ressalta que o Dique do Sarandi, que já rompeu em 2013, é um dos pontos de atenção da cidade. Na manhã deste sábado, a prefeitura orienta que as comunidades da Asa Branca, Minuano, Vila Elizabeth e Nova Brasília deixem o local. Apesar do grande esforço de contenção na noite de sexta-feira, 3, a água começou a extravasar. A prefeitura está providenciando a remoção das famílias com apoio do Exército e Bombeiros. Também está sendo organizado um espaço de acolhimento.
Teatro Renascença - É o local de referência para triagem de pessoas que necessitam de acolhimento. O Ginásio da Brigada Militar, Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), Centro Vida, Pe. Leonardi, Escola Estadual Custódio de Mello, Igreja Brasa, Escola Física Fisioterapia e Dança, Rede Calábria - exclusivo para pessoas em situação de rua encaminhadas por equipes de abordagem - são outros locais de abrigagem.
Nível do Guaíba
Cota atual: 5,09 metros
Cota de Alerta: 2,50 metros
Cota de Inundação: 3 metros
Informação obtida pela @defesacivilpoa in loco, às 12h, por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Leia mais:
Prefeitura atende 136 pets em abrigos provisórios
Prefeitura orienta moradores da região do Dique do Sarandi a deixarem o local
Três estações de tratamento de água do Dmae estão paradas devido a alagamentos
Prefeitura institui chave Pix exclusiva para doações a vítimas da enchente
Prefeitura faz vistoria em Dique do Sarandi
Saúde concentra atendimentos aos atingidos pelas enchentes
Prefeitura amplia número de abrigos provisórios
Prefeitura pede que áreas do Centro Histórico e 4° Distrito sejam evacuadas
Comporta próxima do acesso à avenida Sertório se rompe
Abrigo provisório é transferido para bairro Partenon
Dmae suspende operação do sistema Moinhos de Vento
Prefeitura decreta estado de calamidade pública em Porto Alegre
Saiba onde fazer doações para as vítimas das chuvas
Abrigos temporários da prefeitura acolhem mais de 100 pessoas
Prefeitura antecipa entrega de caminhonetes para ações em áreas de alagamento
EPTC auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal
Chuva afeta serviços de saúde na Capital
Capital disponibiliza três abrigos temporários para acolher desabrigados pela chuva
Prefeitura determina fechamento de comportas do Cais Mauá e decreta situação de emergência
Prefeitura mantém equipes mobilizadas no atendimento às ocorrências da chuva
Prefeitura reforça ações de orientação nas áreas de risco para deslizamento
Equipes da prefeitura estão nas ruas para atendimento de ocorrências devido à chuva
Defesa Civil alerta para possibilidade de grandes acumulados de chuva nos próximos dias
Fabiana Kloeckner