South Summit debate políticas públicas para a educação

29/03/2023 13:56

summit

Colaboração no desenvolvimento de um sistema que apoia ações para prevenir e identificar a evasão escolar. Este foi o ponto alto do conteúdo trazido no painel Ficai - Inovação em Políticas Públicas para a Educação, realizado nesta quarta-feira, 29, no South Summit Brazil 2023. 

A supervisora técnica da Procempa, Renata Bauerle, foi uma das painelistas, acompanhada da coordenadora do Centro de Apoio da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério Público RS, Luciana Casarotto, e do professor da PUCRS, Daniel Callegari. Mediados por Carina Rapetti, da Universitat Ramon Llull, os painelistas relataram a experiência de desenvolver este projeto de maneira colaborativa.

Luciana relatou que a necessidade de um monitoramento e controle automatizado de frequência escolar sempre existiu. “Antigamente, era comum os professores identificarem alunos infrequentes por meio de anotação em papel e acionarem o Ministério Público”, lembrou Luciana. Nesta ação coordenada entre o MP, a Procempa e a PUCRS, foi possível atuar assertivamente e utilizar as expertises de cada um. “Essa colaboração criou algo muito maior que as instituições. Envolve e apoia escolas, conselhos tutelares, promotorias da infância e juventude, assistências social e de saúde, secretarias de educação, entre outros”, explica Luciana. 

“No aspecto tecnológico, tudo o que fizemos foi muito simples”, explicou Renata. “O grande ponto deste projeto foi a integração e o entendimento de todos os envolvidos sobre cada etapa que precisava ser desenvolvida, especialmente, pela relevância do projeto”, completou. Neste sentido, o envolvimento dos alunos da Agência Experimental de Software da PUCRS, liderados por Callegari, foi um dos pontos chave do processo. “Recebemos contribuições de pessoas com diferentes visões e que, envoltos pelo propósito do trabalho, fizeram uma entrega incrível, de impacto e transformação social”, comemorou o professor.

Carina concluiu reforçando a importância do projeto ter sido feito em parceria. “Este modelo transforma as iniciativas em um projeto de todos, pois se apropriam do objetivo, entendem seu papel e atuam para entregas relevantes”, apontou.

Para conhecer mais sobre o projeto Ficai, acesse aqui.

Acesse aqui a programação completa do South Summit.

* Programação sujeita a alterações pela organização do South Summit.

Leia mais:

Porto Alegre reúne iniciativas pioneiras em inovação

Aberta programação do South Summit Brazil em Porto Alegre

South Summit Brazil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

Prefeitura lança projeto para incentivar produções audiovisuais

South Summit terá participação de speakers da prefeitura

South Summit: mais de quatro mil decretos serão revogados em projeto de desburocratização

South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

Prefeitura apresenta plataforma POACast durante o South Summit

Espaços da prefeitura no South Summit destacam inovação e sustentabilidade

Visitantes do South Summit têm diversas opções de passeios na Capital

South Summit: executiva do Tik Tok fala sobre rede social com alunos

Porto Alegre está pronta para receber o South Summit Brazil

Prefeitura divulga serviço de trânsito para o South Summit Brazil

EPTC realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

DMLU recolhe 70 toneladas de resíduos da área que irá receber o South Summit

DMLU inicia limpeza de área que irá receber o South Summit 2023

 

Liana Rigon

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes