Congresso que reúne procuradores municipais ocorrerá em Porto Alegre no ano que vem
Representantes da Procuradoria-Geral do Município (PGM) participaram do XVII Congresso Brasileiro de Procuradores e Procuradoras Municipais, que ocorreu entre os dias 8 e 11, em Recife. Quase 600 profissionais, de todos os estados brasileiros, participaram do evento, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM).
No dia 9, a Procuradora-Geral Adjunta da PGM, Cristiane Nery, palestrou no curso “Mediação no Poder Público: o papel da Procuradoria Municipal”. Sobre o tema, ela destacou que “soluções consensuais para os conflitos que chegam às procuradorias garantem mais celeridade, ao mesmo tempo em que contribuem para uma mudança de mentalidade sobre políticas públicas”.
Já o procurador municipal Alexandre Marder foi um dos participantes da palestra “Fazenda Pública: atuação em juízo na defesa do interesse público”, realizada no dia 10, pela manhã. No mesmo dia, à tarde, o painel “Inovação, proteção de dados e compliance na Administração Pública Municipal” contou com a presença da procuradora e encarregada pela proteção de dados pessoais na PGM, Daniela Copetti Cravo.
Encerrando o seminário, a ex-Presidente da ANPM e Procuradora-Geral Adjunta da PGM Cristiane Nery, foi a presidente de honra na palestra “Advocacia Pública Municipal e a concretização de direitos fundamentais”.
O Congresso, originalmente sediado na cidade do Rio de Janeiro, passou a ser itinerante em 2015. Além de Recife, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Maceió e Florianópolis já receberam o evento. Porto Alegre será a sede da edição 2023, que marca os 25 anos da ANPM.
Sobre a escolha da Capital para a edição 2023 do evento, Gustavo Machado Tavares, presidente da ANPM, destacou que "o XVIII CBPM será especial porque, para além da importância do congresso para a nossa carreira, trará um simbolismo peculiar: a ANPM foi fundada por uma assembleia geral realizada em Porto Alegre, nos mês de setembro de 1998. Teremos o prazer de honrar o jubileu de prata de nossa entidade onde tudo começou, na capital gaúcha”, destacou ele.
Cristiano Vieira