Smams propõe parceria para reduzir abandono de cães na Ceasa-RS
A Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) propôs uma parceria para a esterilização e adoção dos cães abandonados na área da Ceasa-RS (Centrais do Abastecimento do Rio Grande do Sul), no bairro Anchieta. Em reunião nesta terça-feira, 24, na sede da Smams, o diretor técnico operacional da Ceasa-RS, Paulo Antônio Regla, explicou que o problema vem crescendo justamente pelas características do espaço que, diariamente, reúne produtores de hortigranjeiros de todo o Estado que acabam por acolher e alimentar esses animais.
O chefe de gabinete da Smams, Joaquim Cardinal, apontou a possibilidade de serem realizadas atividades com apoio da equipe de educação ambiental da Smams, a fim de prestar orientação sobre guarda responsável. Maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 e na Lei Municipal 694/2012.
Segundo o gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA), Bruno Wagner, é importante um levantamento com o total de animais existentes na área para que, com o apoio da Ceasa-RS, seja possível o agendamento de cirurgias de castração antes de serem disponibilizados para adoção.
Gilmar Martins