Como surgiu o conceito de terrário urbano?

Os Terrários Urbanos surgiram a partir de cinco insights:

  1. Foram identificadas, na área consolidada da cidade de Porto Alegre, áreas residuais de propriedade municipal, em geral ociosas, subutilizadas ou com atividades incoerentes em relação às características contextuais formais, visuais e de uso instaladas. Estas sobras de terreno são bens nominais e não tem destinação ou gravame específico; podem ser resultantes de traçados viários já implementados, de faixas não-edificáveis ou antigos processos de parcelamento do solo. 
  2. Foi identificada a necessidade - dentro da Estratégia de Estruturação Urbana do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) – de desenvolvimento do Programa de Espaços Abertos. Este programa prevê a formação de um sistema de espaços articulados, cujo objetivo está associado ao incremento da legibilidade espacial, ao fortalecimento das centralidades, e principalmente, à promoção da interação social.
  3. Constatou-se, a partir das teorias urbanísticas recentes, que "uma cidade viva requer um espaço verde muito grande, vários de tamanho intermediário e muitos de tamanho menor" (SALINGAROS, 2005 S/P). Tal premissa abre espaço para a criação desta tipologia de espaço público de pequeno porte - os terrários urbanos - em associação às praças de médio porte e parques de grande porte, já existentes. 
    Ilustração de mapa de cidade, destacando os espaços verdes como praças e parques
  4. Entendeu-se que estas pequenas áreas, disseminadas de forma sistêmica ao longo do território urbano, incrementam a infraestrutura verde do município e constituem-se em um poderoso ativo ambiental. Ao assegurar a permeabilidade do solo destes bens dominiais e estimular a utilização de práticas e usos sustentáveis, os Terrários Urbanos contribuem na redução do impacto negativo das mudanças climáticas, na redução das emissões de gases de efeito estufa e ainda podem acolher e estimular atividades de educação e conscientização ambiental.
  5. O conceito de terrário derivou ainda dos “pocketparks”, mini-parques implementados originalmente na cidade de Nova York, onde a lei de zoneamento de 1961 incentivava a construção de pequenos espaços de uso público sobre áreas privadas, junto aos pavimentos térreos dos edifícios, tendo como contrapartida um bônus de índice construtivo.
    Pocket park entre prédios, composto por algumas árvores, vasos de plantas, mesas e cadeiras para os transeuntes e uma pequena cachoeira artificial ao fundoPaley Park, em Nova York, o primeiro pocket park.
    Foto: nomadinpcny/Flickr (link abre em nova janela)

Acompanhe a prefeitura nas redes