Impactos

Os Terrários Urbanos têm impacto sobre quatro pilares principais: urbanístico, social, ambiental e econômico. Além disso, o projeto atendeu os critérios de elegibilidade do TAP - Transformative Actions Program do ICLEI, e recebeu o selo TAP, que o qualifica como projeto com alto potencial transformador, e que pode trazer benefícios sociais e ambientais vinculados ao desenvolvimento resiliente da cidade.

 

Ilustração de círculos interconectados, com figuras humanas dentro

Social

Promoção à convivência, socialização, segurança e vitalidade urbana e ainda participação ativa das comunidades na co-criação e gestão compartilhada dos espaços.

Ilustraç˜ão de um círculo com um cifrão dentro, sobre o qual nasce uma planta, atravessado por uma seta ascendente

Econômico

Além de fomentar a inserção do médio e pequeno empreendedor na área formal, o projeto está ligado à gestão sustentável dos espaços residuais, através da participação do capital privado e da isenção de custos de gestão e manutenção do tesouro municipal, mediante permissão de uso.

Ilustração com plantas, árvores, sol e nuvens

Ambiental

Incorporação de práticas sustentáveis que envolvem utilização de materiais ecológicos, uso racional de água e recursos naturais, de fontes de energia renovável, formas de redução de ilhas de calor, entre outras.

Ilustração de um prédio ladeado por árvores

Urbanístico

Com o objetivo de expandir a rede de espaços públicos por meio da oferta de pequenos espaços - em associação às praças (médias) e parques maiores - os Terrários Urbanos contribuem para a estruturação de um sistema de espaços livres ativos, estimulando a vitalidade e segurança urbanas.