Os Terrários Urbanos têm impacto sobre quatro pilares principais: urbanístico, social, ambiental e econômico. Além disso, o projeto atendeu os critérios de elegibilidade do TAP - Transformative Actions Program do ICLEI, e recebeu o selo TAP, que o qualifica como projeto com alto potencial transformador, e que pode trazer benefícios sociais e ambientais vinculados ao desenvolvimento resiliente da cidade.
Social
Promoção à convivência, socialização, segurança e vitalidade urbana e ainda participação ativa das comunidades na co-criação e gestão compartilhada dos espaços.
Econômico
Além de fomentar a inserção do médio e pequeno empreendedor na área formal, o projeto está ligado à gestão sustentável dos espaços residuais, através da participação do capital privado e da isenção de custos de gestão e manutenção do tesouro municipal, mediante permissão de uso.
Ambiental
Incorporação de práticas sustentáveis que envolvem utilização de materiais ecológicos, uso racional de água e recursos naturais, de fontes de energia renovável, formas de redução de ilhas de calor, entre outras.
Urbanístico
Com o objetivo de expandir a rede de espaços públicos por meio da oferta de pequenos espaços - em associação às praças (médias) e parques maiores - os Terrários Urbanos contribuem para a estruturação de um sistema de espaços livres ativos, estimulando a vitalidade e segurança urbanas.
AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE ORIUNDOS DA OUTORGA
BIODIGESTORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Através dos recursos oriundos da outorga dos Terrários foi possível executar a implantação de dois Biodigestores nas escolas municipais, localizados na EMEF Gabriel Obino e EMEF Vereador Antônio Giúdice.
A implementação de Biodigestores nas Escolas Municipais fomenta a economia circular, além de promover a educação ambiental no ensino, tendo como benefícios:
- Solução eficiente para a gestão de resíduos orgânicos, produção e biogás para cozinhar e fertilizante natural rico em matéria orgânica para o fortalecimento do solo.
- Economia de energia e gás de cozinha Biogás pode ser utilizado para aquecimento de água, geração de calor e energia.
- Adubo orgânico Possibilita a produção de alimentos orgânicos.
- Odor Não produz cheiro ruim quando está funcionando corretamente.
- Baixa manutenção
- Responsabilidade Ambiental Contribui para a destinação adequada de resíduos orgânicos e, ao mesmo tempo, deixa um legado positivo para as gerações futuras.
- Educação Ambiental Promover a educação ambiental e a capacitação dos moradores para que se apropriem de forma autônoma das tecnologias e conceitos de sustentabilidade existentes.
Biodigestores implantados na EMEF Gabriel Obino e EMEF Vereador Antônio Giúdice