Auxílio-Viagem beneficia cerca de 100 pessoas em situação de rua neste ano

07/07/2025 07:24

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Auxílio-Viagem, já viabilizou neste ano o retorno de cerca de 100 pessoas em situação de rua para suas cidades de origem. Apenas no mês de junho, 60 beneficiários utilizaram o apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para reatar vínculos familiares e recomeçar a vida em outro local.

O Auxílio-Viagem é uma iniciativa do município destinada a pessoas em situação de rua que manifestam o desejo de retornar à cidade de origem ou ao convívio familiar em outro Estado. A prefeitura adquire o bilhete de ônibus e acompanha o passageiro até o embarque.

A solicitação pode ser feita nos três Centros POP da Capital ou durante os atendimentos de abordagem realizados pelas equipes da assistência social.

“O objetivo é oferecer mais do que um acolhimento emergencial. Queremos construir caminhos reais de reinserção social, seja por meio do acesso a serviços na cidade ou pela reconstrução de laços com a família em outros municípios”, afirma o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier.

Nova vida em Curitiba - Neste sábado, 5, Francisco de Assis Aires, de 68 anos, embarcou rumo à Curitiba para encontrar duas irmãs e um sobrinho após seis anos vivendo em situação de rua em Porto Alegre.

Natural de São Borja, seu Francisco foi uma das primeiras pessoas a utilizar o Transporte Solidário, serviço implantado na Operação Inverno para levar usuários dos abrigos noturnos até os Centros POP.

Em 19 de junho, seu Francisco manifestou o desejo de reencontrar os parentes. Com apoio das equipes da SMAS, restabeleceu contato com um sobrinho na capital paranaense e confirmou a viagem, viabilizada por meio do auxílio. Ele desembarcou por volta de 12h de domingo, 6, sendo recebido por familiares.

“O Auxílio-Viagem tem um impacto direto na vida das pessoas. É uma ponte para recomeços, para reencontros, para retomadas que, muitas vezes, pareciam impossíveis”, completa Xavier.

A prefeitura reforça que o benefício é concedido mediante avaliação técnica das equipes e tem como foco o acolhimento e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

  

 

Cristiano Vieira