Procon realiza ação em postos de combustíveis e revendas de GLP
O Procon Porto Alegre, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizaram, entre os dias 11 e 14 de março, uma operação integrada em três postos de combustíveis e nove estabelecimentos de revenda de GLP na Capital. O objetivo da ação foi analisar a adequação aos regramentos legais. Nenhum dos estabelecimentos vistoriados estava em desacordo com a legislação, não ocorrendo nenhuma autuação pelo Procon Municipal.
Nos postos de abastecimento foram realizados testes para verificação da qualidade e quantidade dos combustíveis e análise da documentação obrigatória, como licenças e suas vigências, notas fiscais e placas de sinalização (preço, endereço, fornecedor). Já nos postos com revenda de GNV foram verificadas a pressão e segurança do abastecimento. Também foram visitadas as lojas de conveniência para verificação da afixação de preços e prazos de validade dos produtos comercializados.
Nas revendas de GLP, também foram fiscalizadas a documentação dos estabelecimentos, licenças para funcionamento, notas fiscais e placas informativas de preços praticados, fiscalização da data de validade dos botijões e do peso da carga de GLP e requisitos de segurança do local de armazenamento dos botijões.
“Essas ações conjuntas são muito importantes. Além da troca de informações e conhecimento entre os fiscais de diferentes entidades, asseguram ao consumidor que os produtos disponibilizados estão de acordo com a legislação e sob a constante fiscalização dos órgãos públicos”, declara a diretora executiva do Procon, Fernanda Borges.
Gilmar Martins