Film Commission atinge marca inédita de autorizações audiovisuais em Porto Alegre
A Porto Alegre Film Commission, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), comemora um grande marco. O escritório bateu o recorde de autorizações audiovisuais na capital gaúcha, superando o período anterior à pandemia. De janeiro a dezembro de 2022 foram emitidas 198 autorizações para gravações e fotografias em espaços públicos da cidade.
Ao todo foram 171 produções realizadas em Porto Alegre, com destaque para as peças publicitárias (46%) e o crescimento da produção de conteúdo: 16 longa-metragens, 13 curtas e cinco séries. Foram contabilizadas 456 diárias, 676 locações em 260 diferentes pontos da cidade. Os espaços mais procurados foram a Orla do Guaíba, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, e o Centro Histórico, em vias como a avenida Borges de Medeiros e rua Duque de Caxias.
De acordo com a coordenadora da Porto Alegre Film Commission, Joana Braga, este é o melhor resultado desde que o sistema foi implementado. “Como impacto direto, podemos mensurar que, considerando os profissionais envolvidos diretamente nas gravações em áreas públicas e tendo em vista que a média foi de 48,8 pessoas por equipe de produção, mais de 21.657,7 diárias foram pagas no período ao setor. Com o desenvolvimento da política de atração e novos incentivos, esperamos ampliar os números ainda mais”, comemora.
Foram totalizados 1.422 agendamentos para as intervenções pela prefeitura, tais como reservas de vagas, bloqueios intermitentes e parciais de via pública, isolamento de áreas internas de praças e parques, entre outros.
Portal bilíngue -Já está no ar a versão em inglês do site da Porto Alegre Film Commission. No portal, empresas e pessoas físicas podem cadastrar seus serviços especializados no ramo audiovisual, a fim de montar uma rede de contatos locais. Também é possível obter mais informações sobre a cidade, incentivos e apoios, assim como conhecer as produções gravadas em Porto Alegre. Uma novidade é o dashboard no site onde é possível acompanhar em tempo real os números do setor audiovisual.
Gilmar Martins