Porto Alegre oficializa candidatura à cidade criativa da Unesco
A Prefeitura de Porto Alegre oficializou nesta quinta-feira, 12, a candidatura da Capital à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) assinou a carta de apoio que será remetida à Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, do Ministério das Relações Exteriores, junto com governo estadual, instituições acadêmicas, sociedade civil e iniciativa privada. Essa é a primeira etapa para a conquista do selo mundial. A cerimônia ocorreu no Mercado Público.
“Somos fortes candidatos, porque temos cultura, tradição, economia criativa e gastronomia. Nós somos um punhado de coisas maravilhosas na capital de todos os gaúchos. A melhor gastronomia do mundo é do Rio Grande e é de Porto Alegre†- Prefeito Sebastião Melo.
Uma a cada quatro empresas da Capital são da economia criativa. “O selo insere Porto Alegre nos destinos mundiais de turismo, além de elevar o patamar de cidade criativa. O setor de gastronomia é muito forte e diversificadoâ€, afirma a titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares.Â
Com o apoio do SebraeRS, a SMDET realizou uma série de encontros prévios com representantes dos setores criativos e de gastronomia para a organização do dossiê que será enviado para a disputa.
Rede - A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante em seu desenvolvimento urbano, nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. No Brasil, 14 cidades integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco. No segmento da gastronomia, estão Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG). No design, BrasÃlia (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). Dividem a categoria de música Salvador (BA) e Recife (PE). João Pessoa (PB) representa os setores de artesanato e arte popular. No cinema, Santos (SP) e Penedo (RJ) foram chanceladas. A literatura ficou com o Rio de Janeiro (RJ) e as artes midiáticas, com Campina Grande (PB). No mundo, apenas 250 cidades receberam o tÃtulo da Unesco.
Â
Lissandra Mendonça