Conselho Municipal da Mulher homologa entidades participantes

08/02/2022 13:54

As representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) participaram da homologação das entidades que vão compor o pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) no biênio 2021/2023.

A eleição foi realizada nesta segunda-feira, 7, de forma híbrida, e contou com a participação do Fórum Municipal de Mulheres. “Com a eleição das 14 entidades titulares e uma suplente, desejo uma excelente administração, principalmente neste cenário de pandemia, em que as mulheres são as mais atingidas e os direitos precisam ser preservados. Destaco o empenho do Fórum Municipal de Mulheres de Porto Alegre na organização da eleição e agradeço o trabalho incansável da Comissão Eleitoral na condução do processo”, ressalta a presidente do conselho, Márcia Martins.  

Segundo a coordenadora dos Direitos da Mulher da SMDS, Fernanda Mendes Ribeiro, a eleição dá um novo fôlego para as ações do Comdim. “Fortalecer a presença das entidades é fundamental para garantir um conselho plural e ativo. Temos total apoio da atual gestão municipal para avançar com os trabalhos”, afirma.

Eleição da nova diretoria – Nesta quinta-feira, 10, inicia o prazo de inscrição de chapas para a direção do Comdim no biênio 2022/2024. A eleição será no dia 21 de fevereiro, das 18h às 19h30. 

Foram aclamadas por unanimidade as seguintes entidades para compor o pleno do Comdim:

Titulares:
1. Ação da Mulher Trabalhista  - AMT PDT POA RS
2. Instituto AKANNI - Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias
3. Associação de Mulheres Empreendedoras Sociais – AMES IMPULSIONA
4. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
5. Coletivo Feminino Plural
6. Coletivo Michele Sandri
7. Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Alimentação do Rio Grande do Sul
8. Fórum de Mulheres do Mercosul
9. MDB Mulher
10. Multiplicidade POA
11. PCdoB Mulher
12. Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais
13. Sindicato dos jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SINDJORS
14. Themis Gênero Justiça e Direitos Humanos

Entidade suplente:
1. Movimento Nacional de Mulheres Marlene Martini Carneiro – MNMMMC

Conselho Municipal - O Comdim é um órgão de caráter permanente, com competência propositiva, consultiva, fiscalizadora, normativa e deliberativa em relação às matérias pertinentes aos Direitos das Mulheres. Instituído em 1995, o conselho é composto por sete representantes da administração pública e 14 de órgãos e entidades não governamentais.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi criado pela Lei Complementar nº 347, de 30 de maio de 1995. As representantes não governamentais são indicadas pelo Fórum Municipal da Mulher, que é uma instância política do movimento de mulheres e feminista de Porto Alegre. Reconhecido pela lei 347/95 (a mesma que criou o Comdim).

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes