Mobilidade urbana é tema de debates no Fórum de Serviços da Região Glória
Em reunião presencial, foi realizado na noite de quinta-feira, 12, o Fórum de Serviços da Região Glória do Orçamento Participativo (OP). Os conselheiros e delegados do OP e outros representantes da comunidade falaram sobre a necessidade de serviços na área de questões de saúde, serviços urbanos, focos de lixo e também de mobilidade urbana.
O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, disse que os Fóruns Regionais de Serviço têm o papel de ouvir a comunidade e comemorou a mobilização da Região Glória. “Estamos aqui para ouvir e buscar soluções."
Muitas reclamações acerca de linhas de ônibus, desde diminuição no horário de atendimento até interrupções do serviço. O diretor de transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso informou que a partir de segunda-feira, 16, muitas linhas que atendem a cidade terão horário estendido até meia-noite e também 1h da manhã. “Estenderemos todas as linhas transversais da Carris até outros pontos relevantes”, antecipou.
Houve também, manifestações, sobre reparos na Estrada Antônio Borges e ruas do Loteamento Mariante, entretanto nesses casos são demandas de obras, não de serviços. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), informou que está em elaboração do termo de referência, contemplando em torno de 37 demandas para licitação de contratação dos projetos, devendo acontecer ainda em 2021. “Somente após a entrega dos projetos teremos como mensurar os impactos para licitarmos a execução das obras. Temos uma estimativa de que a execução da obra da Estrada Antônio Borges custará de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões”, disse o gerente de atividades da Smoi, Samir Torres.
Os Fóruns de Serviços têm na condução dos trabalhos os conselheiros do OP das regiões. Na região Glória, foi conduzido pela conselheira Sirlei Vargas. Pela SMGOV, coordenadora da realização dos Fóruns de Serviços, estiveram o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; o secretário Executivo do Conselho do OP, Elton Fraga; e a chefe de Democracia Participativa, Keytty Martins da Silva.
A reunião teve a participação dos secretários adjuntos de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio, da Cultura, Clóvis André da Silva, do diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques, de representes das secretarias de Segurança, de Mobilidade Urbana, de Habitação e Regularização Fundiária, da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), da Guarda Municipal e do Dmae.
Próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:
16/8 - Região 5 - Norte (on-line)
18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)
19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)
23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)
25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)
26/8 - Região 16 - Centro (on-line)
Leia também:
Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços
Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços
Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação
Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços
Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços
Região Sul faz sua reunião virtual do fórum de serviços
Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação Intensa da Comunidade
Comunidade das Ilhas é ouvida em fórum de serviços
Mobilidade urbana e saneamento são destaque no Fórum de Serviços do Partenon
Lissandra Mendonça