OP: Prioridade de investimento da Região Cruzeiro é a Cultura
A 12ª assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorreu na quinta-feira, 24, na Região Cruzeiro. A plenária foi realizada na Emef José Loureiro da Silva, bairro Santa Tereza. Foram registradas 237 pessoas, que elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi Cultura.
Houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Cruzeiro, Juarez Oliveira e Wendel Scarcel, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos.
“Mais uma vez, estamos na Cruzeiro para solucionar as demandas junto com a população. Recentemente, estivemos na região com o Mais Comunidade. Hoje, encaminhamos os serviços mais urgentes, principalmente, a respeito da questão habitacional e do saneamento básico. Com a aprovação do novo Plano Diretor, poderemos viabilizar mais serviços para a periferia da Capital. A participação popular tem um papel fundamental tanto na democracia quanto no desenvolvimento da cidade” - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter reconheceu os desafios enfrentados na região e destacou que diversos fatores contribuíram para alguns atrasos, incluindo a enchente de 2024 e a necessidade de priorizar outras frentes emergenciais, mas garantiu que a Unidade de Saúde Vila Tronco será devolvida à comunidade até o final de 2026. Também anunciou outra obra. “A obra da nova US Cruzeiro do Sul começa no máximo em 60 dias, com prazo de seis meses para entrega”, afirmou.
A pauta da habitação também foi levantada em algumas falas. O diretor-geral do Demhab, André Machado, explicou alguns processos e atualizou as informações. "Estamos com quatro obras na Região Cruzeiro. São 532 apartamentos que a partir de 2026 estarão recebendo seus moradores. São famílias afetadas pelas obras da Tronco que aguardam há mais de uma década pela sua moradia e também inscritos no Minha Casa Minha Vida que serão selecionados em cima de critérios, privilegiando os moradores da região", destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população com serviços do Procon Municipal.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo destacou o engajamento da comunidade. "Mesmo em noites frias, temos registrado públicos significativos e manifestações com interesse comum. Todos estão de parabéns”, disse.
A próxima plenária ocorre no sábado, 26, na Região Lomba do Pinheiro, na Emef Heitor Villa Lobos, na avenida Santo Dias da Silva, 460, a partir das 19h.
Prioridades da região para investimento em 2026:
1º Cultura - SMC
2º Áreas De Lazer - Manutenção - Smsurb
3º Assistência Social - Smas
4º Habitação - Demhab
Eleição de conselheiros da região:
CHAPA ÚNICA:
1º Titular: Juarez Oliveira
2º Titular: Wendel Scarcel
1º Suplente: Fabiano Leonardo
2º Suplente: Lidionei Santos
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul
Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil