Prefeitura leva mutirão de serviços ao Loteamento Senhor do Bom Fim

16/10/2021 15:47
Divulgação / SMHARF
Prefeitura leva mutirão de serviços ao Loteamento Senhor do Bom Fim
Ação foi possível a partir da instalação da rede de internet via fibra óptica pela Procempa

O Loteamento Senhor do Bom Fim, na Zona Norte da Capital, recebeu um mutirão da Prefeitura de Porto Alegre neste sábado, 16. É o segundo realizado este ano para as famílias reassentadas da Vila Nazaré. O primeiro foi em maio, no Loteamento Irmãos Maristas. A ação envolveu diversas secretarias e entidades, entre elas: Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Sine, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Gabinete da Causa Animal, Procempa, Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) e Referência da Mulher.

O Sine Municipal tinha 596 vagas disponíveis para a região. Elas exigiam diferentes níveis de qualificação, mas a maioria pedia apenas o ensino fundamental. Todas as pessoas que  receberam atendimento foram encaminhadas para entrevistas profissionais, que é o caso da Marlene Acordes, 41 anos, que preencheu uma vaga para auxiliar de limpeza. “Tomara que eu consiga, porque é um passo para um novo começo. Mesmo eu não tendo experiência na aérea, eu quero coisas novas. Fiquei bem faceira,” comentou. 

Já a equipe do Demhab estava presente tirando algumas dúvidas dos moradores sobre unidade habitacional e fazendo levantamento de necessidades. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado, ressaltou que, sem a união de outras secretarias, o evento não seria um sucesso. “Em um grande esforço de várias secretarias e órgãos da prefeitura, trouxemos serviços diversos até esta comunidade. São 364 famílias vivendo no loteamento, seu novo local de moradia há dois anos,” destacou o secretário. 

Divulgação / SMHARF
Prefeitura leva mutirão de serviços ao Loteamento Senhor do Bom Fim
Gabinete da Causa Animal realizou atendimento com orientação veterinária e vacinação de cães

O Gabinete da Causa Animal realizou atendimento com orientação veterinária para as famílias, educação para as crianças - com distribuição de cartilhas - e vacinação de cães, com a vacina antirrábica. A moradora Ana Câmara levou seu cãozinho para a tomar vacina. “Essa ação facilitou muito a minha rotina, pois trabalho a semana inteira e não conseguia levar meu cachorro para tomar a vacina,” comentou Ana. 

Os serviços foram possíveis a partir da instalação da rede de internet via fibra óptica pela Procempa, que facilitou o andamento de cada processo das secretarias envolvidas. “A Procempa foi criada para levar tecnologia a todos os cidadãos de Porto Alegre, e esta ação de apoio à uma comunidade que está se estabelecendo de forma digna muito nos honra. Nosso time de infraestrutura atuou de forma rápida e efetiva, junto aos demais órgãos da prefeitura e pôde viabilizar a ação”,  ressaltou Letícia Batistela, presidente da Procempa.

O mutirão ainda contou com atividades de educação para o trânsito, desenvolvida por técnicos da área de Educação da EPTC. Já Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo estava orientando aos moradores sobre o programa de microcrédito da prefeitura. 
 
A ação também teve distribuição de pães caseiros, através de doação da Anapps.

Futuro – A ação foi realizada na creche do Loteamento Senhor do Bom Fim, onde a secretária da Educação, Janaína Audino, é o secretário André Machado realizaram uma visita interna às instalações. A previsão é que a creche seja entregue ainda em 2021 para a população. “Nós estamos trabalhando para iniciar a recuperação da creche até dezembro. Essa entrega vai contemplar aproximadamente 90 crianças de 0 a 3 anos de idade", informou a secretária. 

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes