Projeto de reconstrução de casas na Vila Cai Cai busca parceiros

23/06/2021 17:41
Anderson Guerreiro/SMHARF PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Financiamento coletivo pode ajudar na execução do projeto

Um projeto de reconstrução de seis residências da Vila Cai Cai, no bairro Cavalhada, foi apresentado nesta quarta-feira, 23, ao secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado. A proposta é assinada pelos grupos Mãos - Arquitetura, Happy Arquitetura, Lugares - Laboratório Urbano e Associação Pais e Mães pela Democracia.

Orçado em R$ 610 mil, o projeto está em busca de parceiros para que possa ser executado, permitindo às famílias que voltem a morar no local. Hoje, o grupo já tem cerca de R$ 120 mil disponíveis. Um dos caminhos encontrados foi a criação de uma campanha de crowdfunding no Apoia-se: apoia.se/fenixprojetocaicai. Pelo município, um encontro com a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, buscará localizar possíveis parceiros para a execução do projeto. 

“A demanda é justa e o projeto, inovador. Vamos buscar os caminhos possíveis dentro da prefeitura e prospectarmos parceiros que possam estar conosco nesta missão. Hoje as famílias estão abrigadas, mas precisamos tentar garantir que elas retornam às suas casas”, destacou Machado.

Os criadores do projeto estimam que sejam necessários seis meses para a construção das novas unidades habitacionais. Este prazo poderá ser cumprido se as obras começarem já com a totalidade dos recursos. Após o incêndio de janeiro, as seis famílias passaram a receber o benefício do auxílio moradia, pago através da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). 

Participaram da reunião com o secretário André Machado a presidente da Associação Mães e Pais pela Democracia, Aline Kerber; integrantes do Mãos, Eduardo Carnello e Jamile Mallet; e o professor João Francisco Neto, da Escola Neusa Goulart Brizola, vizinha às casas incendiadas.

 

Anderson Guerreiro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes