Feira do Livro: estande da prefeitura exibe réplica do monumento à literatura brasileira
Está em exibição, no estande da prefeitura na Feira do Livro, uma réplica em miniatura do Monumento à Literatura Brasileira, cuja impressão tridimensional foi realizada mediante um processo de escaneamento da obra original, localizada na Praça da Alfândega, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre. A iniciativa, promovida pelo Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), visa a preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade.
A obra, também conhecida como Monumento aos Poetas Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, de autoria de Xico Stockinger e Eloisa Tregnago, inaugurada em 2001, foi digitalizada com o uso de um scanner 3D, o que possibilitou a captura dos dados da superfície do objeto e, a partir deles, foi gerada uma malha que permite guardar a geometria ao longo do tempo.
O titular da SMPAE, Cezar Schirmer, destaca a relevância da parceria entre a prefeitura e a UFRGS, reforçando o compromisso da administração municipal com a preservação da cultura da cidade por meio de tecnologias inovadoras: “a digitalização de monumentos é uma ferramenta crucial para assegurar a integridade e a permanência da rica herança arquitetônica e artística, consolidando o compromisso com a preservação do legado cultural de Porto Alegre”.
A maquete tátil em exposição é acompanhada por recursos adicionais que promovem a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Incluem-se neste contexto a audiodescrição da obra, informações em braile e um vídeo elucidativo que abrange todo o processo, desde a captação tridimensional até a impressão da miniatura. Acesse aqui o repositório 3D do LDSM.
O professor Fábio da Silva, coordenador do projeto, ressalta que esta iniciativa vai além da preservação do patrimônio, conforme destaca: "É uma maneira de recriar obras em ambiente virtual e, principalmente, torná-las acessíveis a pessoas com deficiência visual, por exemplo".
Visita mediada - Para aprimorar a experiência dos visitantes com deficiência visual, uma visita guiada será realizada na próxima terça-feira, dia 14, das 10h ao meio-dia, com uma equipe de audiodescrição disponível no estande para orientar e enriquecer a vivência dos visitantes nesse contexto específico. Essa ação reforça o compromisso com a inclusão e a promoção da acessibilidade no âmbito cultural.
Leia mais:
Alunos da rede municipal participam de concurso na Feira do Livro
Feira do Livro: estande da prefeitura promove ações de saúde, assistência social e turismo
Cia Municipal de Dança faz apresentação na Feira do Livro
A Porto Alegre de Erico Verissimo é tema de encontro na Feira do Livro
Exposição sobre livros é destaque no estande da prefeitura na Feira do Livro
Feira do Livro: segundo fim de semana tem atrações variadas para o público
Feira do Livro recebe atividades de turismo e educação para o trânsito
Banda Municipal faz apresentação na Feira do Livro nesta quarta-feira
Smed promove painel literário para bibliotecários e professores na Feira do Livro
Prefeitura realiza evento de adoção de animais na Feira do Livro
Dmae promove ação educativa na Feira do Livro
Público aproveita descontos da Feira do Livro neste sábado
Escola de Mobilidade divulga ação na 69ª Feira do Livro
Feira do Livro: cerimônia marca abertura do evento na Praça da Alfândega
Começa nesta sexta-feira a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Prefeitura mobiliza serviços para a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Programação diversificada marca estande da prefeitura na 69ª Feira do Livro
69ª Feira do Livro será aberta nesta sexta-feira
Começa a montagem da Feira do Livro na Praça da Alfândega
Tabajara Ruas é o patrono da 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre
Gilmar Martins