Prefeitura orienta servidores sobre feriados judaicos
 A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, comunica a dispensa de ponto dos servidores municipais de fé judaica, mediante compensação da carga horária, aos que comemorarem o transcurso das mais significativas datas do calendário religioso judaico, Rosh Hashaná (Ano-Novo) e Iom Kipur (Dia do Perdão). Leia aqui a publicação em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).
A liberação dos servidores será através de processo administrativo, aberto pelos interessados, mediante autorização do titular do órgão, a fim de que não fiquem prejudicadas as atividades dos diversos setores.
Rosh Hashaná: Ano-Novo de 5779
9 de setembro – domingo – após as 18h
10 de setembro – segunda-feira – todo o dia
11 de setembro – terça-feira – todo o dia
Iom Kipur – Dia do Perdão
18 de setembro – terça-feira – após as 16h
19 de setembro – quarta-feira – todo o diaÂ
No Rosh Hashaná, que ocorrerá no entardecer deste domingo, as famÃlias se encontram nas sinagogas para orações e reflexões sobre o ano que passou. São usadas roupas brancas, que representam a pureza da alma, enviam-se cartões com os dizeres Shaná Tová U-metuká (um ano bom e doce) e acendem-se velas. As comidas servidas representam o bem, a plenitude e a feliz renovação do ano.
Passados dez dias, a comunidade celebra o Iom Kipur - Dia do Perdão, ao entardecer do dia 18 de setembro, realizando um jejum de 24 horas como forma de devoção e negação do prazer terreno, que é quebrado no final da tarde com um grande jantar em famÃlia.
Â
Andrea Brasil