Vigilância Sanitária vistoria estúdio de tatuagem e piercing na Zona Sul

11/08/2022 16:58
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Atividade é classificada como de alto risco sanitário

A Vigilância de Serviços e Produtos de Interesse à Saúde (EVSPIS) da Vigilância Sanitária vistoriou um estúdio de tatuagem e piercing, na Zona Sul, nesta quinta-feira, 11. Esse tipo de empreendimento necessita de alvará da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) para funcionar. A atividade é classificada como de alto risco sanitário e as vistorias são realizadas para garantir a segurança dos usuários.

Nas vistorias, os técnicos e agentes de fiscalização da DVS analisam aspectos como normas específicas para descarte de resíduos, boas práticas, esterilização de instrumentos e proteção, entre outras. De acordo com o chefe do Núcelo de Baixa Complexidade da EVSPIS, Mauro Rosa, o estabelecimento visitado atendeu aos requisitos sanitários para prestar um serviço de qualidade. O Núcleo de Baixa Complexidade da EVSPIS é responsável pela vistoria e fiscalização de aproximadamente mil estabelecimentos na cidade.

Rosa lembra que usuários e proprietários dos serviços devem estar atentos aos seguintes itens dos estabelecimentos que oferecem trabalhos de tatuagem e colocação de piercing:
- Verificar se o estabelecimento possui o alvará de saúde para a atividade
- Condições de salubridade, organização, limpeza e higiene
- Oferta de álcool 70%
- Registrar os dados dos clientes (realização de anamnese)
- Termo de consentimento assinado pelo cliente para realização do procedimento
- Não haver objetos de decoração no espaço do procedimento; quadros, plantas, etc. Somente devem estar no ambiente os utensílios necessários para realizar o serviço
- Deve haver pia com bancada de água corrente para limpeza e higienização de materiais
- Banheiro com ventilação natural ou exaustão, sabonete líquido e papel toalha
- Equipamento para esterilização (autoclave) de materiais e adornos, no caso de piercing; ou possuir contrato com empresa especializada em esterilização
- Esterilização dentro da validade
- Equipamento de proteção individual
- Mobiliários e similares, íntegros, lisos laváveis e impermeáveis
- Tintas, agulhas (descartáveis) e máquinas de tatuagem com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Em caso de dúvida, ou queixa, o usuário deve registrar solicitação no serviço 156 da Prefeitura de Porto Alegre pelo telefone ou internet.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça