Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Porto Alegre  foi criada em 1892. Sua atribuição era de proteger o patrimônio público, especificamente os próprios municipais, ou seja, escolas, postos de saúde e repartições. Com alteração da lei 9.056/2002 de Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana para a nova nº 11.399/2012 que instituiu a Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Municipal ganhou novo perfil de treinamento, capacitação, reequipamento e modernização que dão a estrutura necessária para a execução de um atendimento qualificado, que consolida a participação da Guarda Municipal no cenário da segurança, como referência para a população.

Hoje, a Guarda Municipal está dividida em 10 áreas de atuação compostas por efetivos fixos, móveis e quadro de chefia. Cada área, conforme sua necessidade, conta com uma ou mais guarnições - automóvel patrulha, que exercem o serviço de fiscalização e patrulhamento de prédios públicos municipais e apoio ao efetivo, ficando cada turno de serviço sob responsabilidade de um chefe da área. A divisão geográfica e descentralizada facilita o atendimento e o gerenciamento do trabalho.

Estas tarefas tem estrutura definida e estão divididas em:

- Vigilância móvel em patrulhas, prestando serviço 24 horas por dia em inspeções e apoio nos diferentes setores;

- Grupamento Especial Motorizada, que presta apoio especial e planejado;

- Grupo de Apoio Operacional;

- Disque denúncia;

- Central de Operações que coordena o serviço funcionando 24 horas por dia;

- Setor de Planejamento, planeja, acompanha e avalia todas as ações da Guarda Municipal.

 

A Guarda disponibiliza à população quatro diferentes tipos atendimento:

• Atendimento Fixo: Prestado diretamente nos setores com agentes fixos que compõe a matriz de atendimento;

• Atendimento Motorizado: Consta de serviços de patrulha executado pelas guarnições móveis, viaturas e motocicletas distribuídas nas 10 áreas de atuação da Guarda, prestando serviço 24 horas e realizando inspeções e apoio nos diversos setores inclusive parques, praças e escolas;

• Sistema de Alarme Eletrônico: 230 prédios públicos, monitorados e atendidos pela Guarda;

• Disque denúncia: Serviço que oferece à população um canal de comunicação através do telefone 153 recebendo denúncias de pichação, danos ao patrimônio público, furto de fios, etc.

A Guarda Municipal também garante apoio à Procuradoria Geral do Município (PGM), ao Departamento Municipal da Habitação (DEMHAB), à Empresa de Pública de Transportes e Circulação (EPTC), à Defesa Civil e à Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC, na fiscalização da cidade, reintegrações de posse, segurança de autoridades e em eventos oficiais da Prefeitura, como Fóruns Mundiais, Carnaval, Semana Farroupilha e tantos outros.Â