Guarda Municipal capacita nova turma de policiais para uso de armas de choque
A Guarda Municipal habilitou, nesta segunda-feira, 16, mais uma turma de sete policiais civis para usar armas de choque em Porto Alegre. A parceria entre Secretaria Municipal de Segurança e PolÃcia Civil foi firmada em abril. Desde então, instrutores da Guarda Municipal vêm trabalhando em conjunto na capacitação dos agentes de segurança. No mês passado, 12 agentes já tinham recebido o treinamento.
Â
Em Porto Alegre, a Guarda Municipal utiliza o armamento não letal, desde 2011, para auxiliar nas ações da segurança pública. O equipamento é utilizado em ocorrências e delitos que não necessitem do uso da arma de fogo.
Â
“A utilização de armamento não letal possibilita a restituição da ordem pública, sem causar maiores danos fÃsicos à s pessoas desde que usada corretamente. São tecnologias que estão disponÃveis para serem empregadas em ocasiões especÃficas. Contudo, é um dispositivo que não substitui a arma de fogo na atividade policialâ€, salienta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Â
A capacitação ocorre na Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal de Porto Alegre, sob coordenação do instrutor da corporação, Rodrigo Osowski. O treinamento será realizado em um dia. O curso conta com atividades teóricas e práticas. “Desde que manejada corretamente, a Spark pode auxiliar os agentes de segurança na imobilização de criminososâ€, afirmou Osowski.
Â
Sabia mais - A pistola Spark, marca brasileira de 50 mil volts, é uma arma de choque não letal, capaz de paralisar a pessoa através de choque elétrico com descarga de 5 mil volts. O dispositivo pode eletrocutar alvos até sete metros de distância. Um tiro da "Spark" dispara dois dardos que paralisam o indivÃduo por até cinco segundos através de choque elétrico.
 Â
Â
Lucas Rivas
Lissandra Mendonça