Conteúdos relacionados a: Saúde

Se o munícipe quiser a identificação de exemplares, deverá levá-los na DGVS (Av. Padre Cacique, 372), preencher ficha com os dados da coleta (nome o coletor, data de coleta, local de coleta), telefone e e-mail de contato. No laboratório de entomologia do NVRV não é feito análise da presença de vírus nos mosquitos, somente a identificação do inseto.

 

Requisitos/ Documentos necessários

Nome o coletor, data de coleta, local de coleta, telefone e e-mail de contato

 

Principais Etapas do Serviço

levá-los na DGVS (Av. Padre Cacique, 372), preencher ficha com os dados da coleta

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Em até 15 (quinze) dias úteis.

 

Formas de Prestação do Serviço 

Presencial.

Atualizado em
21/10/2021

Informações referente a escorpiões, registro de visualização e/ou acidentes, verificação do local onde foi localizado o escorpião e busca ativa.

 

Requisitos / Documentos necessários

Endereço completo do local da ocorrência e telefone para contato.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Através do telefone 156, no 156WEB e no aplicativo 156+POA, disponível para Android e iOS.

 

Principais Etapas do Serviço

O prazo para realizar a primeira vistoria é de 5 dias. Orientação, Notificação e Auto de Infração quando necessário.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

O tempo de regularização do local denunciado pode variar, estimado prazo de no máximo 30 dias para conclusão.

 

Formas de Prestação do Serviço

Inspeção de Vigilância em Saúde Ambiental e Ação Fiscal.

 

Atualizado em
11/10/2021

A Auditoria Técnica em Saúde é o Componente Municipal do Sistema Nacional de Auditoria responsável por:

  • Aferir a observância dos padrões estabelecidos de qualidade, quantidade, efetividade, custos e gastos dos serviços de saúde prestados à população;

  • Avaliar os elementos componentes dos processos dos serviços auditados, objetivando a melhoria dos procedimentos por meio da detecção de desvios dos padrões estabelecidos;

  • Produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para o aperfeiçoamento do SUS;

  • Auditar as ações e serviços estabelecidos no Plano Municipal de Saúde;

  • Auditar os serviços de saúde sob gestão municipal, sejam públicos ou privados, contratados ou conveniados;

  • Auditar as ações e serviços desenvolvidos por consórcio intermunicipal ao qual esteja o Município associado;

  • Auditar denúncias feitas por demais órgãos de controle (Ministério Público, Defensoria Pública, Ouvidoria, Conselho Municipal de Saúde, entre outros);

  • Auditar contas bloqueadas pelos Sistemas do Ministério da Saúde;

  • Realizar auditoria conjunta com as demais esferas do Sistema Nacional de Auditoria (SNA);

  • Emitir recomendações de ajustes de não conformidades aos prestadores de serviço e também aos setores da Secretaria de Saúde, buscando a melhoria na execução dos contratos e consequente controle do desperdício do recurso público, colaborando também para a transparência e credibilidade da gestão;

  • Emitir recomendações de Ordens de Recolhimento de valores para ressarcimento ao erário nos casos de cobrança de procedimentos incorretos ou não executados pelos prestadores de serviços;

  • Bloquear pagamentos de valores por serviços não executados pelos prestadores de serviço.

 

Requisitos necessários

Registro de demanda junto aos órgãos de controle (Conselho Municipal de Saúde - CMS, Defensoria Pública, etc).

 

Formas de Solicitação do Serviço

Registro de demanda junto aos órgãos de controle através de e-mail, contato telefônico ou presencial.

 

Principais Etapas do Serviço

  1. Recebimento da demanda;
  2. Auditoria analítica (elaboração do plano de trabalho);
  3. Auditoria operativa;
  4. Elaboração do relatório (preliminar e final);
  5. Envio do relatório final ao demandante.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Cada atividade de auditoria pode ter duração de até 120 dias.

 

Formas de Prestação do Serviço

Execução das atividades de auditoria conforme demanda.

 

Legislação

SNA, instituído pelo art. 6º da Lei 8.689, de 27 de julho de 1993, e regulamentado pelo Decreto 1651, de 28 de setembro de 1995, desdobra-se nos três níveis de gestão que compõem o SUS - Federal,
Estadual e Municipal.

Atualizado em
04/10/2021

Capacitação em Suporte Básico de Vida, com aulas teóricas e práticas, direcionadas à identificação da parada cardiorrespiratória (PCR), execução correta das manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), com ênfase no uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Carga horária de 4 horas (8:30h às 12:30h) com certificação. O participante habilitado é cadastrado no Sistema de Regulação Médica do SAMU e poderá ser acionado pelo serviço, através do aplicativo, para ser o primeiro respondente nas situações de PCR e realizar as manobras de RCP até o SAMU chegar.

*Serviço sujeito a alterações devido à pandemia do COVID-19.

 

Saiba Mais

Guia rápido: O que fazer em caso de urgência?

Manual de Primeiros Socorros para Leigos

 

Requisitos/ Documentos necessários

Manifestar ao Núcleo de Educação Permanente (NEP)  do SAMU 192 o interesse em participar do treinamento e ser voluntário. Turmas são fechadas com no máximo 25 inscritos e disponibilidade de espaço para esta formação. O SAMU disponibiliza materiais para treinamento.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Enviar e-mail para o NEP: nep.samu@portoalegre.rs.gov.br, que agendará conforme disponibilidade de vagas e fechamento de turmas.

 

Principais Etapas do Serviço

Inscrição e agendamento, para realização da atividade presencial.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atividade semanal.

 

Formas de Prestação do Serviço

Presencial.

 

Atualizado em
26/08/2021

Capacitação em Primeiros Socorros e orientações sobre o uso correto do SAMU, realizada mensalmente, na sede administrativa do SAMU POA (Ipiranga, 3501) com aulas teóricas e práticas, direcionadas aos agravos de saúde mais frequentes. Carga horária de 4 horas (8:30h às 12:30h), com certificação.

*Serviço sujeito a alterações devido à pandemia do COVID-19.

 

Saiba Mais

Guia rápido: O que fazer em caso de urgência?

Manual de Primeiros Socorros para Leigos

 

Requisitos/ Documentos necessários

Manifestar ao Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 o interesse em participar do treinamento. Atividade mensal com agenda fixa na última sexta feira do mês.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Enviar e-mail para o NEP: nep.samu@portoalegre.rs.gov.br, que agendará conforme disponibilidade de vagas. A agenda abre no primeiro dia útil do mês para atividade na última sexta feira do mês.

 

Principais Etapas do Serviço

Inscrição e agendamento, para realização da atividade presencial.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atividade mensal.

 

Formas de Prestação do Serviço

Presencial.

 

Atualizado em
26/08/2021

Capacitação em Primeiros Socorros e orientações sobre o uso correto do SAMU, realizada sob demanda, com aulas teóricas e práticas, direcionadas aos agravos de saúde mais frequentes. Carga horária de 3 a 4 horas.

*Serviço sujeito a alterações devido à pandemia do COVID-19.

 

Saiba Mais

Guia rápido: O que fazer em caso de urgência?

Manual de Primeiros Socorros para Leigos

 

Requisitos/ Documentos necessários

Solicitar agendamento da atividade ao Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192, descrevendo o público-alvo, local, justificativa da demanda e carga horária disponibilizada. Sugerir data.

 

Formas de Solicitação do Serviço

Enviar e-mail para o NEP: nep.samu@portoalegre.rs.gov.br, que agendará conforme disponibilidade de instrutores nas datas acordadas.

 

Principais Etapas do Serviço

Agendamento, planejamento e realização da atividade presencial.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Conforme agenda (tratativas do demandante com a disponibilidade da agenda).

 

Formas de Prestação do Serviço

Presencial.

 

Atualizado em
25/08/2021

Denúncias de criadouros do mosquito Aedes aegypti devem ser encaminhadas diretamente às Gerências de Saúde da SMS (que encaminharão às Unidades de Saúde).

Quando a resolução inicial por controle mecânico não for possível (por parte dos agentes de combate às endemias ou agentes de saúde), as Gerências encaminharão para o Núcleo de Fiscalização Ambiental da DGVS.

Se houver suspeita de casos de arbovirose no perímetro, a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis deverá ser acionada.

 

Requisitos/ Documentos necessários

Identificação pessoal e endereço da ocorrência.

 

Principais Etapas do Serviço

Abertura de protocolo no 156 para as Gerências de Saúde.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Em até 7 (sete) dias úteis.

 

Formas de Prestação de Serviço

Presencial.
 

Atualizado em
21/10/2021

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o agendamento de vacinação contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos que estejam acamados, com dificuldade de locomoção por deficiência ou imunossuprimidos.

 

Requisitos / Documentos necessários

É necessário ter em mãos o CPF e um telefone para contato. Os demais dados para o cadastro são nome do paciente, endereçodata de nascimento, confirmação da condição de acamado, se há dificuldade de locomoção e se conta com auxílio de cuidadores.

 

Formas de Prestação de Serviço - 1ª e 2ª dose

o pedido de vacinação pode ser feito pelos canais digitais de atendimento ao cidadão da prefeitura:

  • o aplicativo #EuFaçoPOA, exclusivo para celulares e tablets, disponível para download gratuito em dispositivos Android e Apple iOS. O login é feito pelo sistema gov.br, do Governo Federal, que utiliza o número do CPF para o 1º acesso;
  • 156WEB, que oferece ainda LiveChat para esclarecimento de dúvidas.

Ambos são alternativas ao atendimento telefônico 156, onde há fila de espera.

 

Formas de Prestação de Serviço - Dose de Reforço

Quem já recebeu a primeira ou segunda dose em casa, deve aguardar o contato das unidades de saúde. “As equipes já possuem a listagem com os nomes e telefones e irão entrar em contato para realizar o agendamento da terceira dose”, explica a diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer. 

Já os idosos que receberam a primeira e segunda dose em algum dos locais de imunização da Capital e que agora encontram-se acamados, devem solicitar a vacinação a domicílio diretamente para as suas unidades de saúde através do WhatsApp. Os números podem ser conferidos aqui.

Na mensagem, é preciso encaminhar nome do paciente, número do CPF, data de nascimento, endereço, confirmação da condição de acamado, telefone para contato e uma foto da carteirinha com o registro das duas aplicações. O atendimento via WhatsApp é exclusivo para moradores da Capital e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após a verificação da documentação, as equipes irão confirmar o agendamento. O prazo para a realização dependerá do número de solicitações de cada unidade de saúde.

Poderão receber a vacinação a domicílio pessoas com mais de 60 anos, com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses e que tenham dificuldades de locomoção.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Após o cadastramento da demanda, a equipe da SMS ira analisar e entrará em contato para verificar a condição de saúde e os dados do paciente, que será vacinado em aproximadamente 30 dias.

 

Atualizado em
28/09/2021

Sobre o Coronavírus

O que é o Coronavírus?

O coronavírus é um novo vírus, causador de doença respiratória, a Covid-19. Tem sintomas e sinais semelhantes aos da gripe ou resfriado.

Os pacientes e seus familiares são orientados por profissionais da saúde quanto às medidas de evitar contágio e tratamento. Para se prevenir, a prefeitura orienta que a população evite sair de casa e adote medidas de precaução, como higienização de mãos de forma frequente, uso de máscaras e etiqueta respiratória.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a uma gripe: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e dificuldade ou dor para respirar.

A maioria das pessoas infectadas se recupera sem necessidade de um tratamento médico especial. Nos casos mais graves pode causar: pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

Como ocorre a transmissão?

Assim como outros vírus respiratórios, é transmitida entre uma pessoa doente para outra. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca – expelidas por uma pessoa com a doença quando tosse ou espirra, por exemplo.

Essas gotículas “pousam” em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas se infectam tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca.

A transmissão do vírus pode acontecer por pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam nenhum sintoma. Entretanto, não sabemos ainda qual é a proporção de pessoas que são infectadas e ficam assintomáticas.

Tendas Sanitárias

Onze tendas sanitárias funcionam em Porto Alegre para reforçar a prevenção contra a covid-19. São oferecidos serviços gratuitos e informações sobre a doença. 

As tendas têm apoio do Comando Militar do Sul (CMS) e da Brigada Militar, além da participação da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Os locais funcionam de segunda à sexta-feira das 8h30min às 18h e oferecem verificação de temperatura, conscientização sobre a pandemia e orientação dos serviços de saúde e social.

  • Esplanada da Restinga: Estrada João Antônio da Silveira, s/n
  • Lomba do Pinheiro Parada 16: Av. João de Oliveira Remião, 6630
  • Parque Moinhos de Vento: Av. Goethe esquina Mostardeiro
  • Av. Cavalhada x Av Otto Niemayer: Av. Cavalhada, 2905
  • Praça Cabo Valdecir de Abreu: Av. Ipiranga esquina Silva Só
  • Viaduto São Jorge: Av. Bento Gonçalves, 2948
  • Largo Glênio Peres: Borges de Medeiros
  • Praça Dom Feliciano: Rua Professor Annes Dias, 2
  • Praça da Alfândega: Rua Sete de Setembro, 970
  • Terminal Triângulo: Av. Assis Brasil, 28
  • Viaduto Obirici: Assis Brasil, 1830

 

 Estou com sintomas do Coronavírus

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O que devo fazer?

Se você está com sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço, diarreia, dor no corpo, perda de olfato ou paladar, busque atendimentos em qualquer unidade de saúde de Porto Alegre (postos de saúde), ou nas tendas de atendimento exclusivas para Covid. Lá você será avaliado e, se indicado, encaminhado para o teste do Covid-19. Você também pode entrar em contato com o TeleSus através do telefone 136.

Atendimento em Unidades de Saúde 

Os locais preferenciais para atendimento pelo SUS são as unidades de saúde, ou uma das oito que atendem em turno estendido, das 18h às 22h.

Se você já é atendido em uma unidade de saúde, dirija-se a ela. Caso nunca tenha consultado, ou não saiba qual é a sua unidade de referência, clique aqui e coloque seu endereço para saber qual a Unidade de Saúde (US) atende a sua região. Se não conseguir por este link, ligue para o 156.

Você também pode buscar atendimento, das 18h às 22h, em uma das oito unidades listadas abaixo que possuem turno estendido. Esses locais não são referenciados por território, ou seja, você poderá se dirigir a qualquer uma destas unidades independentemente do seu local de moradia:

  • US Belém Novo: Rua Florêncio Faria, 195, Bairro Belém Novo

  • US Diretor Pestana: Rua Dona Teodora, 1016, Bairro Humaitá

  • US Modelo: Av Jerônimo de Ornelas, 55, Bairro Santana

  • US Morro Santana: Rua Marieta Menna Barreto, 210 , Bairro Protásio Alves

  • US Primeiro de Maio: Av. Professor Oscar Pereira, 6199, Bairro Cascata

  • US Ramos: Rua K esquina Rua R C, SN Vila Nova Santa Rosa, Bairro Rubem Berta

  • US São Carlos: Av. Bento Gonçalves, 6670, Bairro Agronomia

  • US Tristeza: na Av. Wenceslau Escobar, 2442, Bairro Tristeza

Fora dos horários de atendimento das unidades de saúde, a orientação é comparecer a uma UPA, Unidade de Pronto-Atendimento.

Atendimento nas tendas de Pronto-Atendimentos e Hospitais

Tendas externas para atendimento foram instaladas próximo aos Prontos-Atendimentos (PA) e Hospitais.

As estruturas oferecem atendimento para pacientes que apresentem sintomas de síndrome gripal, evitando a circulação dentro do ambiente hospitalar. As tendas contam com profissionais para atender, examinar e orientar cuidados domiciliares. Se necessário atendimento de maior complexidade, os pacientes seguirão acompanhamento no interior das unidades, com encaminhamentos para outros serviços de saúde, conforme a necessidade.

  • PA Cruzeiro do Sul na Av. Moab Caldas, 400: todos os dias 24h
  • UPA Moacyr Scliar na Rua Jerônymo Zelmanovitz, 01: todos os dias 24h
  • PA Bom Jesus na Rua Bom Jesus, 410: todos os dias das 08h às 20h
  • PA Lomba do Pinheiro na Estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12: todos os dias das 10h às 20h
  • Hospital Vila Nova na Rua Catarino Andreatta, 155 - Vila Nova: todos os dias das 07h às 19h
  • Hospital Conceição na Central de Triagem do GHC na Av. Francisco Trein, 326 - Cristo Redentor: todos os dias das 08h às 22h
  • Hospital Restinga Extremo Sul: na Estrada João Antônio da Silveira, 3700 - Restinga: segunda a sexta-feira das 08 às 17h

Nos dias / horários não previstos, os pacientes com sintomas respiratórios são atendidos na Emergência / Pronto Atendimento de cada local.

Atendimento de Urgência e Emergência

Acesse informações sobre os serviços

Evite ir para hospitais. O ambiente hospitalar é destinado para pacientes graves, com necessidade de internação.
Pacientes com sintomas como falta de ar, ou dificuldade de respirar, ou febre alta persistente, ou dor no peito ao respirar, ou piora progressiva do quadro geral devem ser encaminhados a uma Unidade de Pronto-Atendimento.
O atendimento nestes serviços é feito de acordo com a gravidade do caso, e não por ordem de chegada ao local. Caso o paciente precise de internação, a Central de Regulação será acionada e o paciente direcionado ao hospital indicado.
Antes de se dirigir a uma emergência, verifique a lotação dos serviços neste site.

Tive contato com alguém com Coronavírus

O que devo fazer?

Isso vai depender de como foi o contato:

Contato domiciliar: Se alguém que mora na sua casa tiver testado positivo para o coronavírus pelos seguintes testes: RT-PCR, teste sorológico com IgM positivo, teste de antígeno.

Contato no trabalho: Se tiver contato com alguém no trabalho, como um colega. Para isso têm que observar os seguintes requisitos:

  1. têm que trabalhar no mesmo ambiente de trabalho, e o contato têm que ser duradouro: a pessoa ficou 1 hora ininterrupta ou mais. Não vale contato ocasional*, ou com pessoas que trabalham em locais diferentes. Não vale contato ocasional*, ou com pessoas que trabalham em locais diferentes.
  2. esse colega tem que ter apresentado sintomas do Covid-19.
  3. o contato ocorreu durante o período de transmissão: 5 dias antes até 14 dias após o início dos sintomas do colega.
  4. o colega teve o diagnóstico confirmado por um destes testes: RT-PCR, teste sorológico com IgM positivo, teste de antígeno.

*Importante: não é considerado o contato ocasional, como uso de áreas comuns como cozinha, sanitários, ou de curta duração, como reuniões ou outros que duraram menos de 4 horas.

 

Nestes casos, onde devo buscar atendimento?

Procure a sua unidade de saúde da Atenção Primária de referência - postos de saúde. Além disso, Porto Alegre têm hoje 8 unidades que atendem até às 22 horas que atendem qualquer pessoa que more em Porto Alegre. Não vá para as tendas, esse local é para atender pessoas com sintomas. Ir lá coloca você em risco. 

 

 O que você precisa levar?

É importante perguntar ao seu colega às seguintes informações. Isso vai ajudar muito na escolha do melhor teste, e o melhor momento para realizá-lo:

  •  CPF do contato (colega) que apresentou a confirmação da doença (não obrigatório, mas importante para rastrear como a infecção está ocorrendo na cidade)
  • Data de início dos sintomas do colega de trabalho

 

Você precisa se afastar enquanto espera o resultado?

Se possível, o melhor é ficar isolado enquanto aguarda o resultado do teste, mas as vezes isso é difícil pela questão do trabalho. Entretanto, se isso não for possível, tudo bem, use máscara e reforce os cuidados de higiene e distanciamento físico. 

O afastamento só é obrigatório se o seu teste vier positivo. Nesse caso, é fundamental ficar pelo período de dez dias contados a partir da data de coleta do teste, mesmo se não tiver sintomas. Isso só vale para os testes que pegam a doença em atividade como RT-PCR, teste de antígeno ou teste sorológico com anticorpos IgM positivo.

Orientações sobre isolamento domiciliar do paciente e de seus contactantes

Isolamento domiciliar do paciente e de seus contactantes

Cuidados no trabalho

Quais os cuidados no ambiente de trabalho?

Prevenção de surtos e cuidados no ambiente de trabalho. Atualizado em 21/10/2020

E se mais de uma pessoa ficou doente no meu local de trabalho?

Se duas pessoas (ou mais) tiveram confirmação do Covid-19 em um intervalo igual ou menor que 14 dias, isso pode ser um surto. Nesse caso, é obrigatório notificar para a Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre pelo email epidemio@sms.prefpoa.com.br. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 156.

Exame

Qual exame é feito?

São realizados dois tipos de exames, dependendo do dia de início de sintomas:

  • Para pacientes atendidos com menos de sete dias de sintomas será gerada solicitação de exame de RT-PCR (coleta de material com swab).
  • Para pacientes atendidos com mais de sete dias de sintomas será gerada solicitação de exame de teste rápido. O local de realização será informado no momento da solicitação do exame.
Fiz o exame, como posso ter acesso ao resultado?

Para consultar o resultado do seu exame, acesse a página prefeitura.poa.br/saudecidadao, informe o número do seu Cartão SUS e código de acesso que está no cupom de solicitação do exame. O resultado estará disponível a partir de 4 dias úteis após a coleta do exame. 

Caso não tenha o código de acesso, entre em contato com a Ouvidoria da Saúde

Máscaras

Recomendações para População

Nota Técnica sobre o uso de máscaras para prevenção de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) para a população em geral. Clique aqui para acessar.

 

Recursos e Contratos

Acompanhamento do Fundo Municipal de Saúde

Relatório de Prestação de Contas Financeira - Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus. Atualizado em 10/08/2020. Clique aqui para acessar.

Contratos com Prestadores

Contratos com Prestadores da saúde. Clique aqui para acessar.

Portal da Transparência

Portal da Transparência. Clique aqui para acessar.

Profissionais de saúde

Para Médicos e Enfermeiros: 0800-644-6543

O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), disponibiliza o telefone 0800-644-6543, do TelessaúdeRS-UFRGS, para esclarecer dúvidas técnicas sobre o Coronavírus e a COVID-19. O serviço responde dúvidas de médicos e enfermeiros do SUS e da rede privada de todo o país,atendimento de segunda a sexta das 8:00 às 20:00.

Biblioteca Virtual da Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre

A BVAPS reúne materiais e informações para profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde SUS em Porto Alegre

Informações técnicas

Plano de Contingência Municipal de Porto Alegre para a COVID-19

Plano de Contingência Municipal de Porto Alegre para a infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19)

Plano Municipal de Imunização Contra a COVID-19

Plano Municipal de Imunização Contra a COVID-19

PARECER DO COMITÊ TEMPORÁRIO DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) - CTECOV GRUPO ESPECIAL DE ENSINO

Parecer técnico - embasamento para o retorno às aulas no município de Porto Alegre. Atualizado em 18/09/2020

Prevenção de surtos e cuidados relacionados à Covid-19 em ambientes de trabalho

Prevenção de surtos e cuidados no ambiente de trabalho. Atualizado em 21/10/2020

Orientações sobre isolamento domiciliar do paciente e de seus contactantes

Isolamento domiciliar do paciente e de seus contactantes

Uso de Máscaras N95 PFF-2A - Porto Alegre

Orientação quanto ao uso de máscaras N95 / PFF-2A nos serviços da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Manejo clínico na Atenção Primária - Tratamento medicamentoso - Nota Técnica

Nota técnica conjunta - Atualizações sobre manejo clínico da Covid - 19 na Atenção Primária à Saúde - Tratamento medicamentoso na Atenção Primária à Saúde

Uso de equipamentos de proteção individual SMS Porto Alegre - Instrução Normativa

Institui medidas quanto a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) visando a prevenção de infecções pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Profissionais de saúde contactantes de casos confirmados - Coronavírus - Nota Técnica

Nota técnica para investigação de profissionais de saúde contactantes de pessoas com diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)

Procedimento Operacional Padrão (POP) para as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) relacionado à COVID-19

POP e Checklist ILPI (Atualizado 10/09/2020)

Retorno às Aulas

Parecer técnico - embasamento para o retorno às aulas
no município de Porto Alegre - Clique aqui para baixar.

Guia de Orientação às Escolas - Mitigação da Cadeia de Transmissão. 30/11/2020 - Clique aqui para baixar 

Lista das unidades de saúde de referência das escolas. Atualizado em 30/11/2020 - Clique aqui para baixar.

 

Materiais para download e impressão:

Plano de Contingência Sistema Penitenciário

Plano de Contingência para o Novo Coronavírus (COVID-19) no Sistema Penitenciário de Porto Alegre

Para informações complementares, acesse o Portal do Ministério da Saúde.

Atualizado em
20/05/2021

O Cartão Saúde tem como objetivo cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar a Rede de Atenção à Saúde e, com isso, facilitar o acesso de todos os usuários às ações e serviços que venham a necessitar ao longo das suas vidas. Os cartões antigos (iniciados por 898) estão sendo atualizados, pois se utiliza, atualmente, a Base Federal que inicia com a numeração 700.

 

Principais Etapas do Serviço

 Dirija-se à sua Unidade de Saúde de referência com os documentos necessários.
 Profissional da Saúde realizará a emissão do cartão através do sistema de Cadastro Saúde (CAD-SUS) e informa número do cartão.

Caso não seja possível o cadastramento em sua Unidade de Referência, o Usuário pode se dirigir à Unidade de Saúde Santa Marta, no turno da manhã, na Rua Capitão Montanha, número 27, 6°andar.

 

Requisitos / documentos necessários

Adultos:
Documento oficial com foto 
Número de CPF (Cadastro de Pessoa Física)
Certidões (nascimento, casamento, separação ou divórcio), 
Comprovante de residência atual (original) em nome do usuário solicitante. 

Crianças:
Certidão de nascimento da criança, 
Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe (originais) ou responsáveis. O número do CPF não é obrigatório para realizar o cartão SUS das crianças. 

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Imediato.

 

Formas de prestação do serviço

Todas as unidades de saúde.

 

Atualizado em
18/11/2020