Transporte

Valor da tarifa de ônibus

R$ 4,80

A partir de 2 de julho de 2021, conforme o Decreto Municipal nº 21.096/2021
 

Valor da tarifa de lotação

R$ 8,00

A partir de 9 de julho de 2022, conforme o Decreto Municipal nº 21.556/2022
 

maua.jpg

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Porto Alegre possui uma frota de 1479 ônibus com GPS, aplicativo para localização em tempo real e sistema de reconhecimento facial em 100% dos veículos. Destes, 696 ônibus possuem ar-condicionado, o que representa 47% da frota. Para facilitar o acesso de quem utiliza cadeira de rodas, 1352 coletivos (91,4%) possuem instalação de plataforma elevatória ou piso baixo, além de espaço reservado (PPD - veículos para cadeirantes).

Em julho de 2021 estão ativas 222 linhas de ônibus em dias úteis, 158 aos sábados e 112 aos domingos. No período pré-pandemia eram 371 linhas em dias úteis, 217 sábados e 176 aos domingos.

A Capital gaúcha possui um total de 56,3 quilômetros de corredores de ônibus e 37,9 quilômetros de faixas exclusivas. Os trechos demarcados com a faixa azul contínua podem ser usados somente pelos coletivos, seletivos ou táxis, em horários determinados pela sinalização, normalmente entre 6h e 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira. Fora do horário de pico, os trechos estão disponíveis para os demais veículos.

As medidas de priorização do transporte coletivo, como ocorrem em todas as cidades desenvolvidas do mundo, são um sinal de civilidade e progresso, que contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens. Tornar o transporte público atrativo com viagens mais rápidas, vai estimular sua preferência em relação ao automóvel, reduzir congestionamentos e economizar combustível.

Para se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, utilize o guia de transporte de Porto Alegre, POA TRANSPORTE.

Ver itinerários (link abre em nova janela)

Os clientes podem planejar seus deslocamentos através da função GPS dos aplicativos TRI POA e Cittamobi, para saber a localização do ônibus em tempo real e o momento em que ele vai passar em seu ponto de parada. A tabela horária também está disponível no site da EPTC em bitly.com/Tabela_EPTC


Faça o download dos aplicativos:

App TRI POA
Baixe na Google Play
Baixe na App Store

App Cittamobi
Baixe na Google Play
Baixe na App Store

Guia de uso do aplicativo de GPS
Baixe aqui

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), órgão gestor do trânsito em Porto Alegre, tem como missão gerir e qualificar a mobilidade urbana, além de conscientizar os motoristas sobre boas práticas para a redução da acidentalidade através de ações educativas, fiscalização e engenharia de tráfego, e assim fortalecer a cultura da mobilidade segura e responsabilidade no trânsito.

TRI - Transporte Integrado

tri.jpg

Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA

O TRI-Transporte Integrado é o sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no transporte coletivo de Porto Alegre, aceito em ônibus, trem e lotações.. Acesse o site do TRI

Acesse informações sobre isenções e benefícios

Acesse o site da Associação dos Transportadores de Passageiros

Lotação

39034.JPG

Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA

O transporte seletivo por lotação é um sistema complementar à rede de ônibus urbano, sendo uma alternativa para os usuários que buscam agilidade, rapidez e conforto. Conforme a Lei nº 9.229/2003, a tarifa é fixada entre 1,4 e 1,5 vezes o valor da tarifa de ônibus.

Este transporte é realizado por micro-ônibus com capacidade para transportar de 21 a 25 passageiros sentados nas linhas normais e 35 a 38 nas especiais, Restinga e Belém. O serviço é composto por 29 linhas e 11 ramificações, totalizando 40 linhas, sendo que, em julho de 2021, estão ativas 30 linhas em circulação. A frota é composta por 390 veículos com ar-condicionado e, destes, 274 (64%) contam com plataforma elevatória, totalmente acessíveis. Atualmente 215 micro-ônibus estão em operação, visto a redução da oferta de serviço durante a pandemia de COVID-19.

Acesse o site da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre

TRENSURB

65317.jpg

Foto: Alex Rocha/PMPA

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb - é um sistema público vinculado ao Governo Federal que faz a ligação do Centro Histórico e o Aeroporto Internacional Salgado Filho com as cidades da região metropolitana, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O sistema possui uma extensão total de 43,8 km com 22 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km.

Operação diariamente das 5h às 23h20. Acesse o site da Trensurb

Aeromóvel - conexão metrô-aeroporto

137039.jpeg

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A linha shuttle interliga o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação do Trensurb com operação no horário das 6h15 às 22h15, com intervalos de 10 minutos entre as viagens. Acesse o site

aeromovel.png

Bike POA

55932.jpg

Foto: Tembici/Divulgação

O sistema de bicicletas de aluguel funciona diariamente, das 6h às 22h, com 410 bicicletas distribuídas em 41 estações fixas. É necessário ter o plano diário, mensal ou anual ativo, e o pagamento é feito via aplicativo ou cartão de crédito.

Acesse o site do BikePoa

Faça o download dos aplicativos:

App BikePoa

Baixe na Google Play
Baixe na App Store

Taxi

40029.jpg

Foto: Gustavo Roth / EPTC PMPA

Em julho de 2021 estão cadastrados 4.987 condutores ativos e 3.699 prefixos registrados no Sistema de Transporte Público de Porto Alegre - STPOA. O maior ponto de táxi da Capital é o da estação rodoviária, com 354 prefixos cadastrados, seguido pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho com 201 prefixos.

O sistema de transporte individual é regulamentado pela Lei Geral do Táxi (nº 12.420/2018), que qualificou o serviço para dar mais segurança aos usuários e motoristas. Entre os avanços da legislação estão a análise da ficha criminal e exigência da realização de exames toxicológicos para todos os motoristas cadastrados, além do padrão de vestimenta para homens e mulheres, o uso do cartão de débito/crédito e o novo visual dos carros, que valoriza a categoria e resulta em usuários mais satisfeitos, seguros e confiantes na prestação do serviço.

Catamarã - Transporte hidroviário

17310.jpg

Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Opção de transporte hidroviário pelas águas do Guaíba, o catamarã oferece pontos de embarque e desembarque no Armazém B3 do Cais Mauá (junto ao Mercado Público), no BarraShoppingSul e na cidade de Guaíba. Confira preços, horários e compre sua passagem online no site da empresa Catsul

rotacatamara.jpg