Abrigo montado na Ilha da Pintada acolhe 38 pessoas

15/09/2023 09:54
Pedro Piegas / PMPA
Água e Esgoto
Nível do Guaíba está baixando e Porto Alegre tem previsão de tempo seco nos próximos dias

As equipes da prefeitura permanecem de prontidão para minimizar os efeitos da chuva intensa que atingiu Porto Alegre nos últimos dias. A madrugada desta sexta-feira, 15, não registrou ocorrências importantes na Capital.

No abrigo montado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Defesa Civil municipal e subprefeitura na Ilha da Pintada, 38 pessoas estão em atendimento. O pico do acolhimento aconteceu na quinta-feira, 14, quando 101 pessoas foram recebidas em três estruturas gerenciadas pela Fasc.

A tendência é de diminuição no nível do Guaíba: na manhã de sexta-feira, está em 2,53 metros no Cais Mauá, com redução de 9 centímetros nas últimas 12 horas. Porto Alegre tem previsão de tempo bom nos próximos dias, com elevação da temperatura.

Nesta quinta-feira, 14, o prefeito Sebastião Melo anunciou que irá decretar situação de emergência. A medida simplifica as contratações e a realização de despesas imediatas para o suporte às famílias atingidas, além do combate aos estragos causados pela situação climática. O documento será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 15.

Também foram divulgadas outras duas medidas: um levantamento detalhado das famílias que perderam a totalidade dos bens materiais para suporte na reposição e uma linha diferenciada de bônus-moradia desburocratizado para os moradores que aceitarem sair das áreas de risco da cidade.

ATUALIZAÇÃO: 15/9 - 7h

Acumulado de chuva
Estação Jardim Botânico: 5,8 milímetros em 24h
Estação Belém Novo: 2,4 milímetros em 24h
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

Tempo deve permanecer firme até a terça-feira, 19.

Nível do Guaíba

Cais Mauá
2,53 metros (recuo de 9 cm nas últimas 12 horas)
Cota de alerta: 2,55 metros
Cota de inundação: 3,00 metros

Ilha da Pintada
2,16 metros (recuo de 28 cm em 24 horas)
Cota de alerta: 2,00 metros
Cota de inundação: 2,2 metros

Defesa Civil - A Defesa Civil Municipal não registrou novas ocorrências relacionadas ao evento climático na madrugada desta sexta-feira. O órgão permanecerá mobilizado ao longo de todo o dia, em especial no bairro Arquipélago.

CEIC-POA - O CEIC-POA recebeu um novo pedido de ação integrada relacionada a alagamento na madrugada desta sexta-feira,15. Ao todo, desde a quarta, 13, foram 37 ocorrências registradas em decorrência da chuva e da cheia do Guaíba. A sala de situação monitora a execução dos serviços na Capital.

Educação - Quatro instituições de ensino seguem com as aulas interrompidas: EMEI Pica-Pau, no Centro Histórico, e as escolas comunitárias Pequeno Príncipe, na Tristeza; Murialdo, no São José; e Anjo das Flores, no Arquipélago. Estão sendo tomadas providências para que essas escolas voltem a abrir. O restante da rede municipal funciona normalmente.

Saúde - A Unidade de Saúde da Ilha da Pintada reabre às 13h desta sexta-feira, enquanto a da Ilha do Pavão está fechada em razão do alagamento das ruas no entorno. A possibilidade de retomada das atividades será avaliada ao longo do dia.

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra, na manhã desta sexta-feira, 19 ocorrências abertas em razão da chuva. Deste total, seis ocasionaram bloqueio total da via, sendo cinco por acúmulo de água e uma por outros relatos. 

Serviços Urbanos / DMLU - Sem registros de novas ocorrências de queda de árvores na madrugada desta sexta-feira. Ao todo, 70 protocolos do tipo foram recebidos pela pasta desde a última segunda.

Social/Fasc - No total, 38 pessoas, sendo 22 adultos e 16 crianças, passaram a madrugada de sexta-feira no abrigo provisório montado na Ilha da Pintada. O pico do acolhimento aconteceu na quinta-feira, 14, quando 101 pessoas eram atendidas em três estruturas gerenciadas pela Fasc.

Dmae - O Departamento Municipal de Água e Esgotos não registrou ocorrências relacionadas ao evento climático durante a madrugada. O órgão continua monitorando o nível do Guaíba.

Doações - O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (rua General João Manoel, 157, Centro Histórico) segue recebendo doações até esta sexta-feira, 15, das 9h às 17h. As prioridades são alimentos não perecíveis e kits de higiene e limpeza.  

  

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira