Abrigo montado na Ilha da Pintada acolhe 38 pessoas
As equipes da prefeitura permanecem de prontidão para minimizar os efeitos da chuva intensa que atingiu Porto Alegre nos últimos dias. A madrugada desta sexta-feira, 15, não registrou ocorrências importantes na Capital.
No abrigo montado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Defesa Civil municipal e subprefeitura na Ilha da Pintada, 38 pessoas estão em atendimento. O pico do acolhimento aconteceu na quinta-feira, 14, quando 101 pessoas foram recebidas em três estruturas gerenciadas pela Fasc.
A tendência é de diminuição no nível do Guaíba: na manhã de sexta-feira, está em 2,53 metros no Cais Mauá, com redução de 9 centímetros nas últimas 12 horas. Porto Alegre tem previsão de tempo bom nos próximos dias, com elevação da temperatura.
Nesta quinta-feira, 14, o prefeito Sebastião Melo anunciou que irá decretar situação de emergência. A medida simplifica as contratações e a realização de despesas imediatas para o suporte às famílias atingidas, além do combate aos estragos causados pela situação climática. O documento será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 15.
Também foram divulgadas outras duas medidas: um levantamento detalhado das famílias que perderam a totalidade dos bens materiais para suporte na reposição e uma linha diferenciada de bônus-moradia desburocratizado para os moradores que aceitarem sair das áreas de risco da cidade.
ATUALIZAÇÃO: 15/9 - 7h
Acumulado de chuva
Estação Jardim Botânico: 5,8 milímetros em 24h
Estação Belém Novo: 2,4 milímetros em 24h
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia
Tempo deve permanecer firme até a terça-feira, 19.
Nível do Guaíba
Cais Mauá
2,53 metros (recuo de 9 cm nas últimas 12 horas)
Cota de alerta: 2,55 metros
Cota de inundação: 3,00 metros
Ilha da Pintada
2,16 metros (recuo de 28 cm em 24 horas)
Cota de alerta: 2,00 metros
Cota de inundação: 2,2 metros
Defesa Civil - A Defesa Civil Municipal não registrou novas ocorrências relacionadas ao evento climático na madrugada desta sexta-feira. O órgão permanecerá mobilizado ao longo de todo o dia, em especial no bairro Arquipélago.
CEIC-POA - O CEIC-POA recebeu um novo pedido de ação integrada relacionada a alagamento na madrugada desta sexta-feira,15. Ao todo, desde a quarta, 13, foram 37 ocorrências registradas em decorrência da chuva e da cheia do Guaíba. A sala de situação monitora a execução dos serviços na Capital.
Educação - Quatro instituições de ensino seguem com as aulas interrompidas: EMEI Pica-Pau, no Centro Histórico, e as escolas comunitárias Pequeno Príncipe, na Tristeza; Murialdo, no São José; e Anjo das Flores, no Arquipélago. Estão sendo tomadas providências para que essas escolas voltem a abrir. O restante da rede municipal funciona normalmente.
Saúde - A Unidade de Saúde da Ilha da Pintada reabre às 13h desta sexta-feira, enquanto a da Ilha do Pavão está fechada em razão do alagamento das ruas no entorno. A possibilidade de retomada das atividades será avaliada ao longo do dia.
Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra, na manhã desta sexta-feira, 19 ocorrências abertas em razão da chuva. Deste total, seis ocasionaram bloqueio total da via, sendo cinco por acúmulo de água e uma por outros relatos.
Serviços Urbanos / DMLU - Sem registros de novas ocorrências de queda de árvores na madrugada desta sexta-feira. Ao todo, 70 protocolos do tipo foram recebidos pela pasta desde a última segunda.
Social/Fasc - No total, 38 pessoas, sendo 22 adultos e 16 crianças, passaram a madrugada de sexta-feira no abrigo provisório montado na Ilha da Pintada. O pico do acolhimento aconteceu na quinta-feira, 14, quando 101 pessoas eram atendidas em três estruturas gerenciadas pela Fasc.
Dmae - O Departamento Municipal de Água e Esgotos não registrou ocorrências relacionadas ao evento climático durante a madrugada. O órgão continua monitorando o nível do Guaíba.
Doações - O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (rua General João Manoel, 157, Centro Histórico) segue recebendo doações até esta sexta-feira, 15, das 9h às 17h. As prioridades são alimentos não perecíveis e kits de higiene e limpeza.
Cristiano Vieira