Abrigo na Ilha dos Marinheiros acolhe 12 pessoas atingidas pelos alagamentos
O tempo instável e a elevação do Lago GuaÃba - que apresentou variações entre 2,61 e 2,67 metros no Cais Mauá ao longo desta terça-feira, 19 - demandaram esforços dos órgãos de pronta-resposta no bairro Arquipélago. De acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 12 pessoas estão acolhidas no abrigo da Ilha dos Marinheiros.
A estrutura, montada na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, chegou a receber 15 pessoas e possui 30 vagas. Há, ainda, a possibilidade de ampliação para 50 espaços provisórios. O local é monitorado pela Guarda Municipal, 24 horas por dia, e oferece alimentação e assistência de saúde à s famÃlias que precisaram sair de casa em decorrência de alagamentos.
"As equipes da prefeitura estão prontas para acompanhar as famÃlias desde os primeiros atendimentos, tanto no abrigo provisório quanto na rede permanente. A estrutura para atender e garantir proteção e local seguro está preparada e em funcionamento", afirma o presidente da Fasc, Cristiano Roratto.
A Defesa Civil Municipal atuou no resgate de três famÃlias. A primeira é composta por um adulto e sete crianças; a segunda é formada por dois adultos e uma criança; e a terceira por um homem adulto. Todas residem na Ilha Grande dos Marinheiros e tiveram as casas invadidas pelo GuaÃba.
"Seguimos monitorando as regiões suscetÃveis a alagamentos, de forma integrada aos demais órgãos do municÃpio", ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.
Serviços - As Unidades de Saúde Ilha da Pintada e Ilha do Pavão permaneceram fechadas em razão dos alagamentos. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) recebeu sete protocolos de queda de árvores ao longo do dia. Já as escolas municipais e parceirizadas operaram sem alterações, assim como a mobilidade urbana.
Monitoramento - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do Ceic-POA.
Emergências - Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da Prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).
Â
Gilmar Martins