Abrigo na Ilha dos Marinheiros acolhe 12 pessoas atingidas pelos alagamentos

19/09/2023 18:30
Evelize Fabrício/FASC/PMPA
FASC
Estrutura, na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, é monitorada pela Guarda Municipal, 24 horas por dia

O tempo inst√°vel e a eleva√ß√£o do Lago Gua√≠ba - que apresentou varia√ß√Ķes entre 2,61 e 2,67 metros no Cais Mau√° ao longo desta ter√ßa-feira, 19 - demandaram esfor√ßos dos √≥rg√£os de pronta-resposta no bairro Arquip√©lago. De acordo com a Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc), 12 pessoas est√£o acolhidas no abrigo da Ilha dos Marinheiros.

A estrutura, montada na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, chegou a receber 15 pessoas e possui 30 vagas. H√°, ainda, a possibilidade de amplia√ß√£o para 50 espa√ßos provis√≥rios. O local √© monitorado pela Guarda Municipal, 24 horas por dia, e oferece alimenta√ß√£o e assist√™ncia de sa√ļde √†s fam√≠lias que precisaram sair de casa em decorr√™ncia de alagamentos.

"As equipes da prefeitura estão prontas para acompanhar as famílias desde os primeiros atendimentos, tanto no abrigo provisório quanto na rede permanente. A estrutura para atender e garantir proteção e local seguro está preparada e em funcionamento", afirma o presidente da Fasc, Cristiano Roratto.

A Defesa Civil Municipal atuou no resgate de três famílias. A primeira é composta por um adulto e sete crianças; a segunda é formada por dois adultos e uma criança; e a terceira por um homem adulto. Todas residem na Ilha Grande dos Marinheiros e tiveram as casas invadidas pelo Guaíba.

"Seguimos monitorando as regi√Ķes suscet√≠veis a alagamentos, de forma integrada aos demais √≥rg√£os do munic√≠pio", ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira J√ļnior.

Servi√ßos -¬†As Unidades de Sa√ļde Ilha da Pintada e Ilha do Pav√£o permaneceram fechadas em raz√£o dos alagamentos. A Secretaria Municipal de Servi√ßos Urbanos (SMSUrb) recebeu sete protocolos de queda de √°rvores ao longo do dia. J√° as escolas municipais e parceirizadas operaram sem altera√ß√Ķes, assim como a mobilidade urbana.

Monitoramento -¬†O Centro Integrado de Coordena√ß√£o de Servi√ßos (Ceic-POA) acompanha a evolu√ß√£o das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualiza√ß√Ķes em tempo real podem ser obtidas no¬†Twitter do Ceic-POA.

Emerg√™ncias -¬†Em caso de d√ļvidas e emerg√™ncias, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os servi√ßos da Prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).

Aristoteles Junior

Gilmar Martins