Defesa Civil de Porto Alegre abre contratação temporária para agentes

25/07/2025 15:45
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), publicou nesta sexta-feira, 25, o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 027/2025 para a contratação temporária de 18 profissionais para a função de Agente de Serviços Técnicos e Operacionais, além da formação de cadastro reserva. Os selecionados atuarão diretamente nas ações da Defesa Civil do município, fortalecendo o atendimento à população em situações de risco e emergência.

A contratação tem como objetivo atender a uma necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei Municipal nº 14.278, de 18 de julho de 2025. Esta é a segunda seleção temporária realizada pela Prefeitura para atuação na Defesa Civil. A primeira ocorreu em agosto de 2023.

A ampliação da equipe operacional da Defesa Civil de Porto Alegre é uma das medidas adotadas pela gestão municipal para reforçar a capacidade de resposta a eventos adversos e garantir mais agilidade no atendimento à população. A Defesa Civil atua diariamente na prevenção e mitigação de riscos, no monitoramento de áreas vulneráveis e na coordenação de ações emergenciais em todo o município.

As inscrições estarão abertas entre as 9h do dia 29 de julho e as 17h do dia 5 de agosto de 2025, e serão realizadas exclusivamente pela internet. O candidato deve:

Não haverá cobrança de taxa de inscrição, conforme disposto na legislação municipal.

Requisitos

Para concorrer à vaga, o candidato deve atender aos seguintes critérios:

  • Ensino médio completo;

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E;

  • Experiência comprovada de, no mínimo, seis meses ininterruptos (180 dias) como Bombeiro Civil, Bombeiro Militar, Agente da Defesa Civil ou Agente de Serviços Técnicos e Operacionais, com vínculo profissional a partir de 1º de julho de 2020.

Atribuição das funções

Os profissionais contratados vão atuar em atividades técnicas e operacionais ligadas à prevenção, resposta e recuperação em situações de desastre natural, tecnológico ou antrópico. As atribuições incluem: vistorias e monitoramento de áreas de risco; apoio em ações de socorro, resgate, remoção e primeiros socorros; acompanhamento de condições hidrometeorológicas; monitoramento de áreas com risco de deslizamentos, inundações, enxurradas, entre outros; apoio logístico na distribuição de suprimentos e instalação de abrigos; produção de relatórios, mapas de risco e documentos técnicos; operação de veículos, embarcações e equipamentos de salvamento; entre outras.

Para mais informações, acesse o edital completo através do Diário Oficial desta sexta. 

Bárbara Barbieri

Tatiana Bandeira