Defesa Civil de Porto Alegre inicia primeira edição do curso de salvamento aquático

04/11/2024 17:04

No sábado, 2, a Defesa Civil de Porto Alegre deu início à primeira edição do Curso de Salvamento Aquático, com atividades práticas realizadas na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH). O curso é uma iniciativa pioneira destinada a capacitar agentes da Defesa Civil e alunos da SGNH. O treinamento oferecido faz parte do Nível 1 do curso, voltado para situações de emergência aquática e tem como objetivo preparar os participantes para atuação em casos de salvamentos. A aplicação didática segue os protocolos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), garantindo que os procedimentos sejam alinhados com as melhores práticas nacionais de segurança e resgate aquático.

"A parceria entre a Defesa Civil de Porto Alegre e o SGNH fortalece a preparação dos agentes em salvamentos e resgates aquáticos, um aspecto fundamental na proteção da população. Capacitar profissionais para agirem em situações de risco é um passo importante para tornar as operações de salvamento cada vez mais ágeis e eficientes, principalmente em Porto Alegre, onde há uma necessidade constante de prontidão para desastres naturais, como enchentes e inundações", explica o diretor da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues.

A primeira fase do curso contemplou três módulos teóricos em formato de ensino à distância (EAD), realizados entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, abordando temas como introdução ao comportamento da água e sua influência em situações de resgate, estratégias e cuidados para evitar afogamentos e métodos de salvamento e suporte básico de vida e primeiros socorros ao afogado. No módulo presencial, o aluno pode consolidar as habilidades práticas com simulações e exercícios de treinamento, permitindo aos alunos aplicar os conceitos adquiridos e aprimorar suas técnicas em um ambiente controlado, supervisionado por instrutores certificados.

Após a conclusão e aprovação no Nível 1, os alunos poderão avançar para os Níveis 2 (Prevenção, Resgate e Mitigação em Inundações) e 3 (Técnicas Básicas de Resgate com Embarcações), cujos datas ainda serão definidas.

 

Bárbara Barbieri

Gilmar Martins