Defesa Civil de Porto Alegre participa do 1º Seminário Internacional do Ciclo de Gestão de Desastres em Gramado

31/10/2025 15:07

A Defesa Civil de Porto Alegre participou, na quinta, 30, e nesta sexta-feira, 31, do 1º Seminário Internacional do Ciclo de Gestão de Desastres – Desastre360, realizado no Expogramado, em Gramado (RS). O evento reuniu especialistas do Brasil e de outros países para debater estratégias e práticas nas cinco etapas do ciclo de gestão de desastres: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Representando a instituição, o coordenador de Gestão de Risco e Desastres, Evandro Lucas, foi um dos palestrantes do painel “Aprendizados do Rio Grande do Sul sobre os eventos climáticos extremos”, ao lado de Juliana Fisch (Defesa Civil de Gramado), Coronel Márcio Leandro da Silva (Defesa Civil de Alvorada) e Carmo Barbosa (ONG HUMUS). O painel destacou as lições aprendidas com as enchentes que atingiram o estado em 2024, com foco em aprimorar protocolos de resposta e fortalecer ações de prevenção.

Durante sua fala, Lucas apresentou a experiência de Porto Alegre na atuação integrada entre órgãos municipais e forças de segurança durante a enchente histórica de maio de 2024, além das ações de recuperação e fortalecimento da resiliência comunitária que vêm sendo desenvolvidas pela prefeitura. “Compartilhar o que aprendemos é uma forma de preparar melhor as cidades para o futuro. A gestão de desastres é um processo contínuo que envolve planejamento, capacitação e integração entre diferentes setores da sociedade”, destacou.

Com o lema “O evento que prepara quem salva vidas”, o seminário teve como propósito fortalecer a rede de cooperação entre Defesas Civis, bombeiros, gestores públicos, pesquisadores e organizações sociais, ampliando o debate sobre soluções práticas e sustentáveis diante dos desafios climáticos cada vez mais frequentes.

 

Barbara Barbieri

Gilmar Martins