Defesa Civil emite alerta preventivo para risco de temporais isolados e chuvas intensas

20/06/2024 11:30

A Defesa Civil Municipal emite um alerta preventivo, em conjunto com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), para o risco de temporais isolados e chuvas intensas com volumes que podem variar entre 30 e 80 milímetros por dia. A previsão inclui rajadas de ventos superiores a 70 km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O evento climático poderá ocorrer entre a tarde desta quinta-feira, 20, e a noite de sexta-feira, 21.

Devido ao risco de transtornos, como inunda√ß√Ķes e enxurradas em c√≥rregos, arroios e rios, a Comiss√£o Permanente de Atua√ß√£o em Emerg√™ncia (Copae) -¬†formada por diversos √≥rg√£os municipais e estaduais -¬†monitora¬†as condi√ß√Ķes clim√°ticas e os n√≠veis do Delta do Jacu√≠. As equipes est√£o preparadas para prestar assist√™ncia √† popula√ß√£o conforme necess√°rio.

A Defesa Civil orienta que a popula√ß√£o, caso esteja em tr√Ęnsito, procure um local seguro e aguarde o n√≠vel da √°gua baixar. √Č recomendado evitar transitar em √°reas sujeitas a alagamentos, inunda√ß√Ķes e deslizamentos. Em situa√ß√Ķes de emerg√™ncia, a popula√ß√£o deve buscar aux√≠lio e abrigo tempor√°rio junto a parentes ou amigos, ou utilizar a estrutura disponibilizada pela prefeitura.

Previs√£o do tempo

Quinta-feira, 20:
Uma frente fria sobre o oceano aumenta as instabilidades nas regi√Ķes da metade Norte do Estado, Centro e Costa Doce.¬†√Ä noite, um fluxo de umidade vindo do norte do pa√≠s trar√° chuvas fortes, ventos intensos, descargas el√©tricas e eventual queda de granizo no Noroeste, Miss√Ķes, Centro e Oeste ga√ļcho.

Sexta-feira, 21:
A combinação do fluxo de umidade vindo do norte do país com a baixa pressão sobre a Argentina espalhará instabilidades por todo o Estado. Espera-se chuvas fortes a intensas, acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento.

Para d√ļvidas e emerg√™ncias, a popula√ß√£o pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.¬†

Força-tarefa de limpeza pós-enchente atende 19 locais nesta quinta-feira

B√°rbara Barbieri