Defesa Civil monitora as previsões de chuva e avanço de frente fria no fim de semana
A previsão do tempo para Porto Alegre, conforme informações da Sala de Situação Sema/RS e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica um final de semana com influência de frentes frias e áreas de baixa pressão, que devem trazer chuvas moderadas a fortes em algumas regiões do Estado, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
Neste sábado, 2, uma frente fria associada a uma área de baixa pressão sobre o Paraguai favorece a formação de instabilidades em várias regiões do Rio Grande do Sul. São esperadas chuvas moderadas a fortes com possÃveis descargas elétricas e ventos no Oeste, Campanha, Sul, Centro, Noroeste, Norte e Nordeste do Estado. Para a região da Costa Doce, Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Os volumes acumulados devem ser de aproximadamente 20 mm/dia. As temperaturas estarão entre 19°C e 27°C durante a tarde.
No domingo, 3, a frente fria se desloca para o oceano, mas a área de baixa pressão sobre o Paraguai continua influenciando o tempo, com previsão de chuva moderada a forte em diversas áreas, com acumulados em torno de 30 mm/dia nas regiões do Sul e Serra e até 20 mm/dia nas demais. As rajadas de vento devem variar entre 50 e 60 km/h em parte das regiões. As temperaturas ficam entre 24°C e 29°C.
Na segunda-feira, 4, o avanço de uma nova frente fria com uma área de baixa pressão no Paraguai favorece novamente a ocorrência de chuvas moderadas a fortes, com risco de temporais, descargas elétricas e ventos em diversas regiões do Estado. Em Porto Alegre, possibilidade de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas variam entre 20 °C e 26 °C.
A Defesa Civil de Porto Alegre, através do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec), monitora as condições em tempo integral, em constante comunicação com os órgãos oficiais. Informações atualizadas serão disponibilizadas à população sempre que necessário. Em caso de emergências, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Andrea Brasil