Defesa Civil Municipal reforça alerta para onda de calor nos próximos dias
A Defesa Civil de Porto Alegre reforça as recomendações à população devido à onda de calor, que deve se intensificar nos próximos dias. Já a partir deste sábado, 8, as temperaturas devem entrar em elevação, podendo chegar a 40ºC na segunda, 10, e terça-feira, 11. As condições climáticas representam um risco à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças preexistentes. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e da Catavento Meteorologia.
Orientações - Recomenda-se beber água regularmente, mesmo sem sentir sede, e oferecer lÃquidos a crianças e idosos. Também é importante consumir alimentos leves e frescos, como saladas e frutas, e utilizar roupas claras, leves e confortáveis.
Para evitar os efeitos nocivos do sol, é indicado usar proteção solar, como chapéus, óculos com filtro UVA/UVB e protetor solar, além de buscar abrigo em locais frescos, sombreados ou com ar-condicionado. Atividades fÃsicas devem ser evitadas no perÃodo de maior calor, entre 10h e 16h, e não se deve permanecer por longos perÃodos dentro de veÃculos estacionados.
A Defesa Civil de Porto Alegre pode ser acionada pelo telefone 199.
Â
Andrea Brasil