Nível do Lago Guaíba apresenta estabilidade nesta terça-feira

26/09/2023 09:57
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Defesa Civil e demais órgãos municipais permanecem de prontidão para auxiliar a população

Apesar da chuva intensa que voltou a cair sobre Porto Alegre na manhã desta terça-feira, 26, o nível do Guaíba se mantém estável no Cais Mauá. A medição mais recente aponta que o lago está com 2,71 metros no Centro Histórico, ligeira elevação de 2 centímetros em relação à madrugada. Nas últimas 24 horas, a medição tem variado entre 2,69 metros e 2,74 metros. 

As águas seguem acima da cota de alerta na região (2,5 metros). A cheia motivou o fechamento de seis comportas no muro da avenida Mauá. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), mais de 100 servidores participaram da operação nos portões 1, 2, 3, 11, 12 e 14. Outros seis portões já estavam fechados e dois permanecem sob monitoramento. 

Os agentes da Defesa Civil de Porto Alegre estão de prontidão para atendimentos emergenciais. O órgão atua, ainda, nas áreas de risco geológico, orientando a população a buscar abrigo. O trabalho, que começou na segunda-feira, mobiliza também as equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

Acolhimento - Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 69 pessoas permanecem acolhidas nos abrigos no bairro Arquipélago. A Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros, recebe 40 pessoas nesta terça-feira. Já a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, soma 29 acolhidos.

Serviços Urbanos - As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) receberam quatro demandas de remoção de árvores por meio do sistema 156. As equipes de manejo arbóreo trabalham no atendimento às ocorrências.

Mobilidade - Até as 9h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrava 27 ocorrências relacionadas à chuva. Destas, sete ocasionaram bloqueios totais - sendo três por quedas de árvores e quatro por alagamento. Há, ainda, oito pontos com bloqueios parciais. Ao todo, sete semáforos ficaram sem funcionar. O trânsito segue alterado na rua Voluntários da Pátria em razão do fechamento das comportas do Guaíba.

Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o Ônibus Fique Sabendo como alternativa de atendimento à população do bairro Arquipélago. O veículo está estacionado no pátio da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A Unidade de Saúde Ilha da Pintada seguirá de portas fechadas em razão do alagamento das ruas localizadas no entorno, assim como as salas de vacinas das US Ilha do Pavão e Ilha dos Marinheiros.

Educação - Seis escolas da rede municipal e três instituições conveniadas estão com aulas suspensas nesta terça-feira, 26, devido às chuvas:

EMEF Lidovino Fanton (Restinga)
EMEF Marcírio Goulart Loureiro (Cel. Aparício Borges)
EMEF Chico Mendes (Mário Quintana)
EMEF Victor Issler (Mário Quintana)
EMEF Timbaúva (Mário Quintana)
EMEI Valneri Antunes (Mário Quintana)
Escola Comunitária Vila São Pedro (Lomba do Pinheiro)
Escola Comunitária Anjo das Flores (Arquipélago)
Escola Comunitária ABRASCE Pampa (Farrapos)

As equipes da Smed estão trabalhando junto aos demais órgãos da prefeitura para oferecer todo atendimento necessário às comunidades escolares.

DMLU - Devido ao nível alto do Guaíba e continuidade das fortes chuvas, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) suspendeu o atendimento à população de alguns sanitários públicos da região Sul e Extremo-Sul. Estão fechados, temporariamente, os sanitários Ipanema (avenida Guaíba), Praça Guarujá (avenida Guaíba), Belém Novo II (avenida Heitor Vieira / Eucaliptos) e os quatro sanitários da Praia do Lami. Assim que cessarem as chuvas e alagamentos na região, os equipamentos serão reabertos.

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira