Prefeitura está com equipes mobilizadas no atendimento às ocorrências da chuva

19/06/2024 09:29
Andreza Gomes/Defesa Civil/PMPA
DEFESA CIVIL
Defesa Civil está na região das Ilhas

As equipes da prefeitura estão nas ruas atendendo as ocorrências devido à chuva que começou na madrugada desta quarta-feira, 19. A Defesa Civil de Porto Alegre segue mobilizada na região das Ilhas, onde há risco de inundação.

Além das ações específicas nas Ilhas, são monitoradas as demais áreas da cidade que apresentam menor risco de alagamento. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 57,8 milímetros na estação do Jardim Botânico e 64,2 milímetros na Belém Novo.

As principais ocorrências na manhã desta quarta-feira são de bloqueio de vias por acúmulo de água. Para emergências, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 199, que está à disposição para atender chamadas e fornecer informações adicionais.

Monitoramento - A sala de situação do Ceic-POA permanece monitorando o impacto da situação nos serviços municipais.

Defesa Civil - A Defesa Civil Municipal não registrou novas ocorrências relacionadas à chuva na madrugada desta quarta-feira.

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 61 ocorrências em aberto. Destas, 11 causam o bloqueio total por acúmulo de água e 44 por acúmulo parcial de água e um semáforo fora de operação. Outras sete ocorrências já foram encerradas pelo órgão.

Água e esgotos - Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalham na manutenção da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 3, localizada na avenida São Pedro. A estrutura apresentou problema nos motores durante a madrugada. Ao todo, 21 Ebaps estão em funcionamento - bem como todos sistemas de abastecimento.

Serviços urbanos - A Secretaria de Serviços Urbanos não registrou novas ocorrências relacionadas à chuva na madrugada desta quarta-feira.

Nível do Guaíba
Usina do Gasômetro
Cota atual: 3,12 metros
Cota de Alerta: 3,15 metros
Cota de Inundação: 3,6 metros

Leia mais:
Limpeza pós-enchente chega a 18 locais nesta quarta-feira

Lissandra Mendonça