Prefeitura mobiliza serviços para amenizar transtornos causados pela chuva

13/09/2023 10:22

A chuva que atinge Porto Alegre mobiliza todos os serviços municipais nesta manhã de quarta-feira, 13. Segundo a Defesa Civil, nenhum atendimento de emergência foi solicitado. Entretanto, o órgão monitora de perto a situação das áreas próximas ao Guaíba, tanto ao Sul da Capital quanto no bairro Arquipélago. O acumulado nas últimas 24h soma 54 milímetros na cidade, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Tranquilizo a população lembrando que todos os órgãos municipais, especialmente a Defesa Civil, estão atuando neste momento para minimizar os problemas decorrente das chuvas na cidade”, disse o prefeito Sebastião Melo pela manhã, enquanto embarcava de volta para Porto Alegre após discutir a reforma tributária em Brasília.   

Acolhimento - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) prepara, de forma preventiva, a abertura de três estruturas de acolhimento, cada uma com capacidade para até 50 pessoas: Extremo-Sul, Sul e Região das Ilhas.

“Apesar de ainda não termos pessoas desabrigadas e desalojadas em razão do mau tempo na Capital, estamos mobilizados em ações preventivas que visam garantir a integridade física da população até o fim deste fenômeno climático”, ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) recebeu quatro protocolos de queda de árvore pelo sistema 156. Destes, um foi atendido ainda durante a madrugada. As equipes da pasta e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estão nas ruas para o atendimento à população.

Arroios - Três arroios localizados na Zona Sul apresentam pontos de transbordamento nesta manhã: Cavalhada, Capivara e Guarujá. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a situação decorre do represamento do Guaíba. A situação é monitorada pelas equipes do órgão.

Educação - As aulas foram suspensas na Instituição de Educação Infantil Anjo das Flores, localizada no bairro Arquipélago, em razão de um alagamento. As demais unidades da rede municipal e parceirizadas operam normalmente.

Saúde - A Unidade de Saúde Ilha da Pintada, localizada no bairro Arquipélago, está fechada na manhã desta quarta-feira em razão de problemas causados pela chuva. Atendem com restrição as unidades Morro da Cruz (sem internet), Milta Rodrigues (sem energia elétrica) e Glória (pontos de alagamento).

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) soma 24 ocorrências em razão da chuva. A maior parte delas é de semáforos fora de operação, por problemas na distribuição de energia elétrica. As atualizações são publicadas, em tempo real, no Twitter @EPTC_POA.

Em caso de dúvidas e emergências, ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

  

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira