Prefeitura reúne equipes para alinhar ações diante da previsão de chuvas intensas

13/12/2024 12:19
Julio Ferreira / PMPA
DEFESA CIVIL
Reunião ocorreu na manhã desta sexta

A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, no Centro Administrativo Municipal, para alinhar ações preventivas e de resposta à previsão de chuvas intensas até este sábado, 14. O prefeito Sebastião Melo participou do encontro, destacando a importância de um planejamento antecipado.

"Alinhar o plano de contingência diante da previsão de chuvas intensas nos próximos dias é essencial. As ações preventivas que estamos adotando têm como objetivo reduzir riscos para a cidade e garantir uma resposta ágil e eficiente à população caso os prognósticos se confirmem" – Prefeito Sebastião Melo.

A Defesa Civil de Porto Alegre, com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta preventivo válido entre a tarde desta sexta-feira e sábado,14, às 12h. A previsão indica chuvas acumuladas entre 30 e 60 milímetros e rajadas de vento que podem atingir 65 quilômetros por hora, com risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas.

O prognóstico meteorológico para sexta-feira indica muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, com temperatura entre 19 e 32 graus, e ventos de intensidade fracos a moderados, vindos do Leste-Nordeste. Já no sábado, 14, o cenário inclui pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperaturas variando de 19 a 24 graus e ventos moderados de Leste-Sudeste.

Orientações - A Defesa Civil orienta os moradores a evitarem áreas alagadas, buscarem locais seguros em caso de residência em áreas de risco e manterem distância de árvores, postes e placas de sinalização que possam ser derrubados pelos ventos. Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A prefeitura segue monitorando a situação e informará a população sobre eventuais mudanças no cenário meteorológico.

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira