Reunião preventiva no Ceic define ações frente à possibilidade de temporal

24/10/2024 11:28

O prefeito em exercício reuniu as equipes dos órgãos municipais na manhã desta quinta-feira, 24, no Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA), para definir ações necessárias à possibilidade de ventos fortes e chuva nas próximas horas na Capital, conforme os alertas emitidos. Devido à intensidade do temporal previsto, o prefeito cancelou a licença e reassumiu o Executivo.

A partir das 12h desta quinta-feira, 24, os modelos estimam ventos de até 100 km/h na região de Porto Alegre, acompanhados de fortes chuvas. Os moradores devem ficar atentos a alterações nas encostas e, caso necessário, busquem auxílio e abrigo temporário junto a parentes, amigos ou em estrutura disponibilizada pela prefeitura.

Defesa Civil, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Guarda Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estão com servidores de prontidão para atender as possíveis ocorrências. A CEEE Equatorial e o Corpo de Bombeiros também reforçaram as equipes, assim como as secretarias de Governança, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social.

Durante o temporal, as pessoas devem abrigar-se em locais seguros, evitar transitar em áreas sujeitas a alagamentos, inundações e deslizamentos durante o período do alerta, e manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias. A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) permanece de prontidão.

Em caso de dúvidas e emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Leia mais:
Prefeito em exercício convoca reunião com comissão de emergências para enfrentar temporal previsto
Porto Alegre segue em alerta para risco de tempestades e vento forte nesta quinta-feira

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça