Semana começa com tempo firme e terá retorno da chuva a partir desta terça-feira em Porto Alegre

20/04/2026 12:13

A semana em Porto Alegre começou com tempo firme e predomínio de sol, mas a previsão indica retorno gradual da instabilidade a partir desta terça-feira, 21, com aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva ao longo dos próximos dias.

Nesta segunda-feira, 20, o dia começou com predomínio de sol, mas a nebulosidade aumenta ao longo do período, deixando o céu encoberto. Não há previsão de chuva. Os ventos sopram de Sudeste, com intensidade média de 16 km/h e rajadas em torno de 40 km/h. A temperatura mínima registrada foi de 17°C e a máxima prevista é de 28°C.

Na terça-feira, 21, o tempo fica mais instável, com muita nebulosidade ao longo do dia e algumas aberturas de sol entre a manhã e a tarde. Há condições para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. Os acumulados previstos são de cerca de 5 mm. Os ventos sopram de Leste, com intensidade média de 13 km/h e rajadas próximas de 30 km/h. As temperaturas variam entre 20°C e 26°C.

A quarta-feira, 22, terá sol intercalando com períodos de maior nebulosidade. Há condição para pancadas isoladas de chuva durante a tarde, com baixos acumulados, em torno de 2 mm. Os ventos sopram predominantemente de Sul, com intensidade média de 12 km/h e rajadas em torno de 30 km/h. As temperaturas variam entre 19°C e 29°C.

Na quinta-feira, 23, a instabilidade se intensifica. O dia será marcado por muita nebulosidade e potencial para chuva ao longo de todo o período, podendo vir acompanhada de descargas elétricas. Os acumulados previstos são de cerca de 20 mm. Os ventos sopram de Sudeste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas de até 40 km/h. As temperaturas variam entre 20°C e 24°C.

Encerrando a semana, a sexta-feira, 24, mantém o cenário de instabilidade, com muita nebulosidade e condição para chuva desde a madrugada, se estendendo ao longo do dia. Os acumulados ficam em torno de 15 mm. Os ventos sopram de Sudeste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas próximas de 40 km/h. As temperaturas variam entre 18°C e 23°C.

A previsão é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), com dados da Catavento Meteorologia. A Defesa Civil orienta que a população acompanhe as atualizações das condições do tempo pelos canais oficiais da Defesa Civil, da Prefeitura de Porto Alegre e pelo PoaClima. Em caso de emergência, o telefone é 199.

Barbara Barbieri

Andrea Brasil