Semana será marcada por tempo firme e temperaturas em elevação em Porto Alegre

19/01/2026 10:46

Porto Alegre inicia a semana com melhora nas condições do tempo após a instabilidade registrada durante a madrugada. A tendência para os próximos dias é de predomínio de sol, com apenas pancadas isoladas de chuva em um dos dias da semana e elevação gradual das temperaturas.

Nesta segunda-feira, 19, o dia começou instável, com pancadas de chuva ao longo da madrugada, que registraram volumes entre 5 e 15 mm. Ao longo do dia, não há mais condição para chuva, e o sol aparece entre nuvens. Os ventos sopram de Sul/Sudeste, com intensidade média de 25 km/h e rajadas em torno de 55 km/h. A temperatura mínima registrada foi de 19°C, e a máxima prevista é de 26°C.

Na terça-feira, 20, o tempo será firme em toda a cidade. O sol predomina entre algumas nuvens durante a manhã, com aumento da nebulosidade à tarde. Os ventos sopram de Sudeste, com intensidade média de 20 km/h e rajadas em torno de 35 km/h. As temperaturas variam entre 17°C e 27°C.

A quarta-feira, 21, terá sol entre algumas nuvens, com potencial para pancadas isoladas de chuva entre a manhã e a tarde. Os acumulados previstos são baixos, em torno de 2 mm. Os ventos sopram de Leste, com intensidade média de 25 km/h e rajadas próximas de 45 km/h. As temperaturas variam entre 17°C e 27°C.

Na quinta-feira, 22, o tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol e poucas nuvens esparsas. Os ventos sopram de Sudeste/Leste, com intensidade média de 23 km/h e rajadas em torno de 40 km/h. As temperaturas variam entre 18°C e 30°C.

Encerrando a semana, a sexta-feira, 23, mantém o padrão de estabilidade, com sol predominando e alguns períodos de maior nebulosidade. Os ventos sopram predominantemente de Leste, com intensidade média de 20 km/h e rajadas de até 40 km/h. As temperaturas variam entre 18°C e 31°C.

A Defesa Civil de Porto Alegre segue monitorando as condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar as atualizações e alertas oficiais pelos canais da prefeitura, pelo PoaClima e redes sociais. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.

Bárbara Barbieri

Andrea Brasil