Semana terá tempo firme e temperaturas amenas em Porto Alegre

01/06/2026 11:06

A semana em Porto Alegre será marcada por tempo estável, presença de sol e temperaturas típicas do outono, com apenas uma possibilidade de chuva fraca e isolada no início do período. Nos demais dias, o predomínio será de tempo firme e gradual elevação das temperaturas.

Nesta segunda-feira, 1º, o dia começou com muita nebulosidade e terá períodos de céu encoberto intercalados por algumas aberturas de sol. Durante a manhã, há condição para chuva fraca e isolada, com acumulados em torno de 2 mm. Os ventos sopram predominantemente de Sudeste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas próximas de 30 km/h. A temperatura mínima registrada foi de 14°C e a máxima prevista é de 18°C.

Na terça-feira, 2, o sol volta a predominar, embora haja períodos de maior e menor nebulosidade ao longo do dia. Os ventos sopram predominantemente de Leste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas em torno de 40 km/h. As temperaturas variam entre 11°C e 19°C.

A quarta-feira, 3, começa com bastante nebulosidade desde a madrugada, mas as nuvens diminuem gradativamente durante a manhã, permitindo o predomínio do sol no período da tarde. Os ventos sopram de Leste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas próximas de 35 km/h. As temperaturas variam entre 14°C e 23°C.

Na quinta-feira, 4, o tempo permanece firme, com predomínio de sol intercalando com algumas nuvens ao longo do dia. Os ventos sopram de Leste, com intensidade média de 15 km/h e rajadas em torno de 30 km/h. As temperaturas variam entre 13°C e 23°C.

Encerrando a semana, a sexta-feira, 5, será de tempo estável, com poucas nuvens pela manhã e predomínio de sol durante todo o dia. Os ventos sopram predominantemente de Leste, com intensidade média de 10 km/h. As temperaturas variam entre 14°C e 24°C.

A previsão é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), com dados da Catavento Meteorologia. A Defesa Civil orienta que a população acompanhe as atualizações das condições do tempo pelos canais oficiais da instituição, da Prefeitura de Porto Alegre e pelo PoaClima. Em caso de emergência, o telefone é 199.

Bárbara Barbieri

Andrea Brasil