DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro

02/11/2022 15:40
Léo Contursi/DMLU/ PMPA
68º FEIRA DO LIVRO - 2022
Educadores esclareceram dúvidas do público e distribuíram material informativo

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou, nesta quarta-feira, 2, abordagens com a Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) na Feira do Livro de Porto Alegre. Os educadores esclareceram dúvidas dos contribuintes, desde dicas para reduzir o consumo até dúvidas do que deve ou não ser encaminhado à reciclagem. QR codes com horários das coletas também foram distribuídos ao público.

A professora Josiane Feitosa e o filho Bernardo, 6 anos, pararam no estande da Prefeitura de Porto Alegre e conheceram o trabalho da Egea e os materiais utilizados em palestras. Bernardo mexeu com o “quebra-cabeça dos resíduos” e pode ver como ficam materiais recicláveis - como garrafas pets, latas, sacolas plásticas - após serem prensados pelas Unidades de Triagem (UTs), responsáveis por toda a separação do que vai ser encaminhado à indústria para reaproveitamento.

“É importante ter esses jovens educados, desde cedo, para que já tenham consciência dos cuidados com o meio ambiente. A dica é não só separar o lixo em casa mas já ter a vivência com outras crianças nestas experiências”, destacou Josiane. 

O trabalho da educação ambiental é permanente, e, além de participar de ações especiais como a Feira do Livro, os educadores ambientais vão à escolas, instituições, empresas e também a condomínios. Para requisitar um agendamento com a Egea, basta enviar um email para egea@dmlu.prefpoa.com.br. 

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais:

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

 Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro

 

Léo Contursi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes